PC apreende grupo de criminoso especializado em estelionato e lavagem de dinheiro

A Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagrou, nesta terça-feira, 29, a Operação Crédito Reverso, para cumprimento de 24 mandados de prisão preventiva e 41 de buscas e apreensão contra grupo criminoso especializado em estelionato e lavagem de dinheiro.

A corporação vinha investigando o caso há alguns meses, e descobriu que os envolvidos estavam estabelecidos em Goiânia e Anápolis, há cerca de 60 km da capital. De acordo com eles, o esquema empregado pelos grupo permitia que cartões de crédito de um banco digital fossem usados repetidamente em máquinas de compras. Nesse modo de operação, após esgotar o limite do cartão em transações, o limite era completamente restabelecido no mês seguinte, mesmo sem a quitação da fatura.

A estratégia dos autuados envolvia a solicitação de diversos cartões da instituição financeira em nome próprio. O grupo resolvia máquinas e cartões de empresas adquirentes, também, em nome de laranjas e empresas “fantasma” ou mesmo empresas cooptadas.

A ação criminosa prosseguia com a simulação de compras usando os cartões obtidos nas máquinas adquiridas. Os envolvidos, então, solicitavam o adiantamento dos pagamentos e, posteriormente, empregavam métodos para lavar o dinheiro proveniente dessas atividades ilegais. Estima-se que o grupo causou um prejuízo de cerca de R$ 47 milhões à instituição bancária.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Policial disfarçado de Papai Noel prende criminoso procurado há mais de 10 anos

Um policial civil chamou a atenção ao se fantasiar de Papai Noel para prender um criminoso procurado há mais de 10 anos. A ação fez parte de uma operação inovadora e bem-sucedida das polícias civis dos estados do Amapá e do Amazonas, na noite desta segunda-feira, 23.

Ação foi coordenada pela 1ª Delegacia de Santana, no Amapá, liderada pelo delegado Leonardo Alves, e tinha como alvo Raimundo Santos, 40 anos, que vivia em Manaus sob a identidade falsa de Pablo Santos.

Procurado por crimes de furto e roubo e com uma extensa ficha criminal, incluindo investigações por homicídio, o suspeito foi localizado no bairro João Paulo 2º com o apoio da equipe do 1º Distrito Integrado de Polícia de Manaus, coordenada pelo delegado Cícero. Para não levantar suspeitas, um policial se disfarçou de Papai Noel, o que permitiu a prisão do fugitivo sem alertá-lo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp