Press "Enter" to skip to content

PC apreende grupo de criminoso especializado em estelionato e lavagem de dinheiro

Última atualização 30/08/2023 | 08:55

A Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagrou, nesta terça-feira, 29, a Operação Crédito Reverso, para cumprimento de 24 mandados de prisão preventiva e 41 de buscas e apreensão contra grupo criminoso especializado em estelionato e lavagem de dinheiro.

A corporação vinha investigando o caso há alguns meses, e descobriu que os envolvidos estavam estabelecidos em Goiânia e Anápolis, há cerca de 60 km da capital. De acordo com eles, o esquema empregado pelos grupo permitia que cartões de crédito de um banco digital fossem usados repetidamente em máquinas de compras. Nesse modo de operação, após esgotar o limite do cartão em transações, o limite era completamente restabelecido no mês seguinte, mesmo sem a quitação da fatura.

A estratégia dos autuados envolvia a solicitação de diversos cartões da instituição financeira em nome próprio. O grupo resolvia máquinas e cartões de empresas adquirentes, também, em nome de laranjas e empresas “fantasma” ou mesmo empresas cooptadas.

A ação criminosa prosseguia com a simulação de compras usando os cartões obtidos nas máquinas adquiridas. Os envolvidos, então, solicitavam o adiantamento dos pagamentos e, posteriormente, empregavam métodos para lavar o dinheiro proveniente dessas atividades ilegais. Estima-se que o grupo causou um prejuízo de cerca de R$ 47 milhões à instituição bancária.