Pedágio Free Flow na Dutra para Cumbica: valores e implantação em 2023

pedagio-free-flow-na-dutra-para-cumbica3A-valores-e-implantacao-em-2023

A cobrança de pedágio na Dutra para o aeroporto de Cumbica começa neste ano. O pedágio Free Flow, sem cancela, será implantado na pista expressa entre a Marginal do Tietê e Arujá, onde antes não havia cobrança. Vale ressaltar que as marginais continuarão sem pedágio. Os valores ainda estão em fase de definição.

Quem trafega pela Fernão Dias e pelas marginais, no sentido Rodovia Presidente Dutra, já deve ter visto placas que indicam a proximidade do início da cobrança de pedágio no trecho urbano da Dutra. Este pedágio urbano será cobrado em direção ao Aeroporto Internacional de São Paulo, conhecido como aeroporto de Cumbica, na cidade de Guarulhos, Grande SP.

A implantação do pedágio será realizada nos próximos meses pela CCR RioSP no trecho antes considerado urbano da Presidente Dutra, entre as cidades de São Paulo e Arujá, onde não havia cobrança anteriormente. De acordo com a concessionária do grupo Motiva, a cobrança acontecerá somente na pista expressa, com valores ainda a serem definidos.

A empresa destaca que a implantação do pedágio seguirá o modelo Free Flow, que consiste em pagamento eletrônico e automático. Esse modelo já foi implantado em outros trechos da Dutra e causou polêmica, inclusive resultando em ação judicial do Ministério Público Federal (MPF) recentemente.

Por se tratar de uma rodovia federal, os valores do novo pedágio serão definidos pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O cálculo do valor levará em consideração o quilômetro percorrido pelos motoristas, conforme previsto no contrato assinado em novembro de 2021 para a concessão de 30 anos na Dutra.

A CCR realizou uma série de melhorias na Dutra e seus acessos para iniciar a cobrança, incluindo a entrega de viadutos e a duplicação das pistas que já estão em fase finalização. A cobrança será exclusiva na via expressa, sendo opcional para os motoristas, que poderão utilizar a pista marginal sem tarifação.

A ANTT está conduzindo a implantação do pedágio de forma faseada, com a primeira fase já em operação a partir de Arujá. A segunda fase, que inclui a cobrança entre Arujá e a Marginal do Tietê, ainda não tem data definida. Os valores das tarifas serão determinados pela ANTT antes do início da cobrança.

A CCR ressalta que, no momento, o sistema está em fase educativa, não havendo cobrança efetiva. Campanhas de orientação estão sendo veiculadas em rádios, portais e redes sociais, em conjunto com ações presenciais para informar aos motoristas sobre o novo modelo de pedágio eletrônico. A cobrança efetiva dependerá de deliberações da ANTT.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp