Prefeituras de três cidades de MG emitem alerta à população após 30 animais serem encontrados mortos com sinais de ataque
Animais foram encontrados mortos no Distrito de Palmital dos Carvalhos, em Senhora dos Remédios. A suspeita é de que uma onça ou outro animal silvestre de grande porte esteja circulando pela região e a recomendação é que os moradores não saiam de casa no período da noite.
Pegadas de animal de grande porte são flagradas em cidade onde 30 animais foram mortos
Moradores dos municípios de Senhora dos Remédios, Carandaí e Capela Nova, estão em alerta após o aparecimento de cerca de 30 animais mortos nas últimas semanas no Distrito de Palmital dos Carvalhos, em Senhora dos Remédios.
A suspeita é de que uma onça ou outro animal silvestre de grande porte esteja circulando pela região e a recomendação é que os moradores não saiam de casa no período da noite.
Apesar de nenhuma confirmação oficial até o momento, a principal hipótese é que um animal silvestre esteja envolvido nas mortes, devido a pegadas encontradas nos locais onde os animais foram atacados. As imagens das marcas estão sendo analisadas por técnicos e autoridades ambientais.
À TV Integração, a Secretaria de Meio Ambiente de Senhora dos Remédios confirmou que o município já notificou o Ministério Público, o Ibama e a Polícia Militar de Meio Ambiente, e que a investigação é feita em conjunto com as prefeituras vizinhas.
Já a Prefeitura de Capela Nova disse estar acompanhando o caso com o Departamento de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente e Polícia Militar, mas que não recebeu relato sobre a possível onça no município.
A Prefeitura de Carandaí não retornou o contato feito pelo Diário do Estado.
Em nota, a Polícia Militar de Meio Ambiente informou que investiga o caso e acionou o Ibama para saber o que pode ser feito. A reportagem fez contato com o Ibama, mas também não teve retorno.
Diante do perigo, a Prefeitura de Senhora dos Remédios publicou um alerta nas redes sociais, orientando que qualquer registro de foto, vídeo ou novo caso seja comunicado exclusivamente aos canais oficiais, como:
Polícia Militar do Meio Ambiente: 190
Corpo de Bombeiros: 193
O comunicado também pede cautela no compartilhamento de imagens nas redes sociais, lembrando que a disseminação de boatos ou fake news pode atrapalhar as investigações e causar pânico desnecessário entre os moradores.
Especialistas recomendam que os moradores: Evitem andar sozinhos pela mata, principalmente de noite Não tentem se aproximar ou capturar um animal silvestre Alertem imediatamente as autoridades pelos canais indicados Evitem divulgar imagens antes da confirmação oficial Proteja criações e animais domésticos à noite e, se possível, mantenha-os em áreas fechadas
Leia também: Comissão avalia indícios de segundo possível ataque de onça-pintada em Juiz de Fora Suposto ataque de onça-parda a galinhas e carneiros é registrado em Leopoldina
Assista também: Estiagem e queimadas favorecem aparecimento de animais silvestres em áreas urbanas
Vídeos: Veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes