Peixes-leão capturados em Fernando de Noronha enviados para estudo em 5 locais

ICMBio vai enviar os 140 peixes invasores e venenosos capturados em Fernando de Noronha a 5 locais para estudo de pesquisadores

Os peixes-leão foram recolhidos em quatro pontos de mergulho na ilha. Animais vão ser levados para UFPE, UFRN, Ufal, UFF e Projeto Conservação Recifal.

Peixes-leão capturados em Fernando de Noronha serão enviados para estudo

Os 140 peixes-leão capturados em uma operação recorde de manejo dessa espécie invasora e venenosa em Fernando de Noronha serão encaminhados para estudo de pesquisadores especialistas em cinco locais (veja vídeo acima). A informação foi divulgada neste sábado (28) pelo Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio).

Receba no WhatsApp as notícias do DE PE

A chefe do ICMBio em Fernando de Noronha, Lilian Hangae, explicou que o órgão não tem espaço para armazenar os peixes-leão recolhidos. Como os outros animais capturados na ilha, eles serão enviados para as seguintes instituições: Projeto Conservação Recifal; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Universidade Federal Fluminense (UFF); Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

“Temos um projeto de manejo de espécies exóticas aprovado. As operadoras de mergulho fazem a captura e entregam os peixes ao ICMBio. Nós distribuímos os peixes-leão capturados para as entidades que fazem pesquisa e apoiam no levantamento das informações”, afirmou Lilian Hangae.

Os animais foram recolhidos em quatro pontos de mergulho: três no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha e um na Área de Proteção Ambiental (APA). A atividade aconteceu no domingo (22) e foi o último monitoramento de 2024.

Segundo o ICMBio, desde dezembro de 2020, quando foi encontrado o primeiro peixe-leão na ilha, já foram mais de mil animais dessa espécie capturados em Noronha.

O nome científico do peixe-leão é Pterois volitans. Essa espécie tem espinhos venenosos que contêm uma toxina que pode causar febre, vermelhidão e até convulsões aos seres humanos. O animal é predador e pode consumir espécies endêmicas, que só ocorrem nessa região, além de causar um desequilíbrio ecológico.

LEIA TAMBÉM:

Peixe-leão, espécie considerada invasora, é capturado em Fernando de Noronha

Infográfico detalha invasão de peixe-leão em Noronha, espécie que ameaça ecossistema local

Entenda riscos que o peixe-leão pode provocar à natureza e aos seres humanos

CONSUMO HUMANO

O coordenador do Projeto Conservação Recifal, Pedro Pereira, disse que, além dos estudos, a entidade trabalha em conjunto com o ICMBio para liberar o consumo do peixe-leão no Brasil, como ocorre no exterior.

“Nós trabalhamos para liberação do consumo da carne do peixe-leão. Acreditamos que, em breve, devemos ter essa liberação. Isso deve motivar novas ações de captura e controle da população dessa espécie”, disse Pedro Pereira.

O mergulhador Fernando Rodrigues é diretor da operadora responsável pela captura recorde e o principal parceiro do ICMBio na ação de manejo.

“Nós mergulhamos com foco em encontrar o animal e usamos a armadilha criada para a captura. Sabemos que o peixe-leão é voraz e prejudicial ao meio ambiente. Esse é uma forma de contribuir para a preservação de Fernando de Noronha”, contou Fernando Rodrigues.

O biólogo Maicon Messias também trabalha na operadora de mergulho que realiza o manejo da espécie.

“Além de remoção do peixe-leão, é importante o trabalho de educação ambiental. Nós passamos as informações para os turistas e moradores que temos uma espécie invasora que precisa ser controlada. A indicação é capturar, mas, para isso, é preciso treinamento”, declarou Maicon Messias.

O ICMBio oferece capacitações para captura do peixe-leão aos profissionais das operadoras de mergulho. Os interessados em receber a qualificação podem entrar em contato pelo telefone: (81) 9115-6860.

VÍDEOS: MAIS VISTOS DE PERNAMBUCO NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

50 vídeos

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Carnaval dos Papangus 2025 em Bezerros: Xandy Avião e Elba Ramalho confirmados

Xandy Avião, Elba Ramalho e mais; prefeitura divulga artistas do Carnaval dos Papangus 2025 em Bezerros

Também foram divulgadas as atrações do 1° Grito de Carnaval, que será realizado no dia 1º de janeiro.

1 de 1 Carnaval dos Papangus 2025. — Foto: Antônio Santos, Joelma Silva e Thiago Fagner – GECOM/PMB.

Carnaval dos Papangus 2025. — Foto: Antônio Santos, Joelma Silva e Thiago Fagner – GECOM/PMB.

A Prefeitura de Bezerros, Agreste de Pernambuco divulgou na última sexta-feira (27), alguns dos nomes dos artistas que vão compor a grade da programação do Carnaval 2025 da “Terra dos Papangus”. Também foram divulgadas as atrações do 1° Grito de Carnaval, que será realizado no dia 1º de janeiro.

No total, foram anunciadas 10 atrações que estarão presentes no Carnaval dos Papangus 2025. São elas: Ciel Santos, Xand Avião, Michel Diniz, Elba Ramalho, Morganna Bernardo, O Conde, Henrique Barbosa, Dilsinho, Lady Falcão e Felipe Amorim.

As datas em que os artistas vão participar do Carnaval ainda não foram divulgadas pela prefeitura de Bezerros. Já o evento do 1° Grito de Carnaval contará com apresentações da Orquestra Cônego Alexandre Cavalcanti, Lady Falcão e Marcão Noventta e participação do Trio Status.

A cidade de Bezerros é conhecida por realizar um dos Carnavais mais tradicionais e animados do interior de Pernambuco. Os Papangus, personagens típicos da festa, atraem turistas de todas as partes do país para vivenciarem a atmosfera única e cheia de alegria dessa festividade.

Além dos shows musicais, o Carnaval dos Papangus de Bezerros conta com desfiles de blocos, concursos de fantasias, trios elétricos e muita animação nas ruas da cidade. A programação diversificada agrada a todos os gostos e idades, tornando o evento um dos mais esperados do ano para moradores e visitantes.

Com a divulgação antecipada dos artistas que irão se apresentar, a expectativa para o Carnaval 2025 só aumenta entre o público. Xand Avião, Elba Ramalho e os demais nomes confirmados prometem agitar ainda mais a festa, garantindo momentos inesquecíveis para todos os foliões que marcarem presença na Terra dos Papangus.

A prefeitura de Bezerros tem se empenhado em promover um Carnaval seguro, organizado e repleto de atrações para todos os presentes. A parceria com artistas renomados e a valorização da cultura local são aspectos que contribuem para o sucesso e a tradição do evento, que já faz parte do calendário turístico e cultural da região.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp