Peixes são destaque em cardápio de restaurantes em Goiânia para fim da Semana Santa

Sax Coffee & More - Do Pirarucu Amazônico ao Dendê Nordestino

A tradição de consumir peixe durante a Semana Santa permanece forte entre as famílias brasileiras, e em Goiânia não é diferente. Para aqueles que desejam desfrutar de uma refeição especial fora de casa durante a Sexta-feira da Paixão, Sábado de Aleluia ou Domingo de Páscoa, a 5ª Goiânia Restaurant Week apresenta uma variedade de restaurantes que estarão servindo menus especiais com pratos à base de peixes nestas datas.

Comer bacalhau na Sexta-feira Santa é uma tradição que remonta aos colonizadores portugueses, e a Casa Portuguesa não poderia deixar de incluir essa opção em seu cardápio. Carlos Lopes, gerente do restaurante, expressa sua expectativa positiva para o feriado prolongado, destacando as diversas opções de bacalhau disponíveis no menu.

Casa Baru - caldeirada de pirarucu com frutos do mar
Casa Baru – caldeirada de pirarucu com frutos do mar (Foto: Divulgação)

Além disso, o Sax Coffee & More e o Sax Coffee & More Promenade apostam no exótico Pirarucu Amazônico ao Dendê Nordestino, um prato que promete encantar os paladares com sabores únicos inspirados nos biomas brasileiros.

Já o L’Étoile D’Argent oferece opções como filé de tilápia grelhado e pirarucu grelhado na parrilla, enquanto o Zimbro Cocktails & Co. apresenta a moqueca de pirarucu com camarõezinhos, ressaltando a demanda cultural por pratos à base de peixe durante esta época do ano.

Fabiano Vaz, chef e proprietário do Madalena Gastrobar, compartilha a preparação do restaurante para atender à alta procura por pescados, ressaltando a elaboração de pratos exclusivos para o evento.

Para aqueles que desejam desfrutar de uma refeição noturna especial, o Juá Restaurante e o Piry Cozinha Nordestina oferecem opções como peixe do dia com escamas de banana e Pintado Crocante, respectivamente.

Com uma ampla gama de opções que abrangem desde pratos tradicionais até criações inovadoras, os restaurantes de Goiânia estão prontos para receber os clientes durante a Semana Santa, proporcionando experiências gastronômicas memoráveis àqueles que desejam celebrar a tradição de comer peixe nesta época do ano.

Foto 4 - L'Étolie - Pirarucu grelhado na parrilla, regado com molho dijonnaise e alcaparras acompanhado de couscous marroquino com legumes.
L’Étolie – Pirarucu grelhado na parrilla, regado com molho dijonnaise e alcaparras acompanhado de couscous marroquino com legumes (Foto: Divulgação)

Restaurantes da 5ª Edição Goiânia RW que vão servir peixe na Semana Santa:

Antonieta Restaurant Lounge Bar – @antonietarestaurant

Biere du Parc – @biereduparc

Casa Baru – @casabaru.go

Casa Portuguesa Empório e Restaurante – @casaportuguesa.go

Deck Mambo – @deckmambo

Hattori Sabores do Japão – @hattorirestaurante

Itadaku Sushi Fusion – @itadakusushi

Juá – @restaurantejua

L’Etoile D’Argent – @letoile.dargent

Las Nenas Bistrô – @lasnenasrestaurante

Madalena Gastrobar – @madalenagastrobar

Piry Bar e Restaurante – @pirybarerestaurante

Sax Coffee & More Promenade – @sax_coffee

Sax Coffee & More – @sax_coffee

Zimbro Cocktail & Co – @zimbrobar

Serviço

5ª Goiânia Restaurant Week

Quando: 8 de março a 7 de abril

Conheça todos os restaurantes participantes e menus no site:  restaurantweek.com.br

Acompanhe o festival: @restaurantweekbrasil 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Hugo destaca avanço em cirurgias endoscópicas com melhorias e investimentos

O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), unidade do governo do Estado gerida pelo Hospital Israelita Albert Einstein desde junho deste ano, realizou no final de novembro sua primeira cirurgia endoscópica da coluna vertebral. Essa técnica, agora prioritariamente utilizada nos atendimentos de urgência e emergência, é minimamente invasiva e representa um avanço significativo no tratamento de doenças da coluna vertebral, proporcionando uma recuperação mais rápida e menores riscos de complicações pós-cirúrgicas.

Segundo o coordenador da ortopedia do Hugo, Henrique do Carmo, a realização dessa técnica cirúrgica, frequentemente indicada para casos de hérnia de disco aguda, envolve o uso de um endoscópio. Este equipamento, um tubo fino equipado com uma câmera de alta definição e luz LED, transmite imagens em tempo real para um monitor, iluminando a área cirúrgica para melhor visualização. O tubo guia o endoscópio até a área-alvo, permitindo uma visão clara e detalhada das estruturas da coluna, como discos intervertebrais, ligamentos e nervos.

“Quando iniciamos a gestão da unidade, uma das preocupações da equipe de ortopedia, que é uma especialidade estratégica para nós, foi mapear e viabilizar procedimentos eficazes já realizados em outras unidades geridas pelo Einstein, para garantir um cuidado mais seguro e efetivo dos pacientes”, destaca a diretora médica do hospital, Fabiana Rolla. Essa adoção da técnica endoscópica é um exemplo desse esforço contínuo.

Seis meses de Gestão Einstein

Neste mês, o Hugo completa seis meses sob a gestão do Hospital Israelita Albert Einstein. Nesse período, a unidade passou por importantes adaptações que visam um atendimento mais seguro e de qualidade para os pacientes. Foram realizados 6,3 mil atendimentos no pronto-socorro, mais de 6 mil internações, mais de 2,5 mil procedimentos cirúrgicos e mais de 900 atendimentos a pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A unidade passou por adequações de infraestrutura, incluindo a reforma do centro cirúrgico com adaptações para mitigar o risco de contaminações, aquisição de novas macas, implantação de novos fluxos para um atendimento mais ágil na emergência, e a reforma da Central de Material e Esterilização (CME) para aprimorar o processo de limpeza dos materiais médico-hospitalares.

Hoje, o Hugo também oferece um cuidado mais humanizado, tanto aos pacientes como aos seus familiares. A unidade implementou um núcleo de experiência do paciente, com uma equipe que circula nos leitos para entender necessidades, esclarecer dúvidas, entre outras atividades. Além disso, houve mudança no fluxo de visitas, que agora podem ocorrer diariamente, com duração de 1 hora, em vez de a cada três dias com duração de 30 minutos.

Outra iniciativa realizada em prol dos pacientes foi a organização de mutirões de cirurgias, visando reduzir a fila represada de pessoas internadas que aguardavam por determinados procedimentos. Essa ação viabilizou a realização de mais de 32 cirurgias ortopédicas de alta complexidade em um período de dois dias, além de 8 cirurgias de fêmur em pacientes idosos. Todos os pacientes beneficiados pelos mutirões já tiveram alta hospitalar.

Plano de investimentos para 2025

Para o próximo ano, além do que está previsto no plano de investimentos de R$ 100 milhões anunciado pelo Governo de Goiás, serão implantadas outras melhorias de fluxos e processos dentro das atividades assistenciais. Isso inclui processos preventivos de formação de lesões por pressão, otimização de planos terapêuticos, cirurgias de emergência mais resolutivas, e outras ações que visam aprimorar o cuidado dos pacientes.

O hospital também receberá novos equipamentos, como o tomógrafo doado pelo Einstein para melhorar o fluxo de pacientes vítimas de trauma e AVC, e um robô de navegação cirúrgica.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp