Segundo dados apurados pelo consórcio de veículos de imprensa junto às secretarias de Saúde do Brasil, o país fechou o mês de outubro com 16.016 mortes pela Covid-19. É a primeira vez desde abril que o Brasil termina um mês com menos de 20 mil mortes pela doença, e o terceiro mês consecutivo com queda no número de óbitos pela Covid-19.
A queda vista em outubro vem depois do segundo mês com menos de 30 mil mortes pela Covid-19. O recorde de óbitos em solo brasileiro foi visto em julho, quando 32.912 pessoas perderam a vida para a doença causada pelo novo coronavírus.
Na terça-feira, 3, pela primeira vez em seis semanas, a taxa de transmissão do novo coronavírus no Brasil ficou acima de 1, segundo o Imperial College de Londres. O índice ficou em 1,01, o que significa dizer que cada 100 pessoas infectadas transmitem a doença para outras 101. Isso significa, na prática, um avanço no contágio da doença. Portanto, apesar da redução no número de mortes, a taxa de contágio ainda é alta e todos os cuidados devem ser mantidos.