Penúltima rodada do Goianão define rebaixado e último classificado

A 14ª rodada do Goianão definiu o último classificado para as semifinais e o primeiro rebaixado para a Divisão de Acesso. Além disso, o caçulinha Iporá garantiu sua vaga na Série D de 2018 e o Itumbiara se livrou de qualquer risco de descenso.

A rodada começou no sábado. O Anápolis recebeu o Atlético no Jonas Duarte para tentar se livrar de vez do fantasma da Divisão de Acesso, mas não conseguiu. O empate em 1 a 1 foi melhor para o Dragão, que chegou aos 19 pontos e garantiu, matematicamente, a vaga nas semifinais do Estadual. Júnior Viçosa foi o autor do gol rubro-negro e Pedro Henrique empatou para o Galo da Comarca.

Surpresa e queda

Desacreditado no início da temporada, o Iporá se despediu com classe do Goianão 2017. O time comandado por Everton Goiano fez uma campanha surpreendente. O gol de Yago Amaral e a vitória por 1 a 0 diante do Crac culminaram na classificação do Lobo Guará para a Série D do Brasileirão em sua primeira vez na elite estadual.

A partida que deu a vaga ao clube do Oeste do estado também decretou a queda do Leão do Sul após 14 temporadas na 1ª divisão do Campeonato Goiano. O bicampeão estadual tem apenas oito pontos e terminará o torneio na lanterna.

Esperança

O segundo rebaixado esteve definido até os 49 minutos do segundo tempo. Até esse momento, o Rio Verde, que empatava em 0 a 0 com o Goianésia no Valdeir de Oliveira, estava com seu descenso decretado. Porém, tudo mudou quando André Luis anotou o gol da vitória do Verdão do Sudoeste.

O resultado trocou os times de lugar na tabela. O Alviverde ultrapassou Anápolis e o próprio Azulão do Vale, que entrou na zona de rebaixamento. Sem mais jogos pela frente, resta ao Rio Verde secar os adversários. O Goianésia decide seu destino contra o Atlético, no Olímpico. O Galo da Comarca visita a líder Aparecidense.

Vaias

A derrota por 3 a 2 para o Itumbiara acendeu a luz de alerta no Vila Nova. A defesa colorada não conseguiu conter os avanços do atacante Vanilson, que anotou dois gols e sofreu o pênalti que originou o terceiro gol, marcado por Gilmar.

Alemão e Moraes Jr. ainda diminuíram para o Tigre, mas não evitaram a derrota. Na saída do gramado do Serra Dourada, a torcida protestou com veemência. Os colorados pediram a saída do treinador Mazola Júnior e a contratação de reforços.

Última rodada

O Goianão vai para a última rodada com todos os quatro classificados para as semifinais definidos. Aparecidense, Goiás e Vila Nova e Atlético estão garantidos. Porém, Esmeraldino e Camaleão ainda disputam a liderança geral. O Tigre pode ficar em segundo e o Dragão tem chances de assumir o terceiro posto.

Na briga contra o rebaixamento, três times ainda dependem da última rodada para definir o destino. O Rio Verde folga e deixará o secador ligado contra Anápolis, que encara a Aparecidense, e Goianésia, que duela com o Atlético.

DE

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

A taxa de desemprego entre as mulheres ficou em 7,7% no terceiro trimestre deste ano, acima da média (6,4%) e do índice observado entre os homens (5,3%). Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o IBGE, o índice de desemprego das mulheres foi 45,3% maior que o dos homens no terceiro trimestre do ano. O instituto destaca que a diferença já foi bem maior, chegando a 69,4% no primeiro trimestre de 2012. No início da pandemia (segundo trimestre de 2020), a diferença atingiu o menor patamar (27%).

No segundo trimestre deste ano, as taxas eram de 8,6% para as mulheres, 5,6% para os homens e 6,9% para a média. O rendimento dos homens (R$ 3.459) foi 28,3% superior ao das mulheres (R$ 2.697) no terceiro trimestre deste ano.

A taxa de desemprego entre pretos e pardos superou a dos brancos, de acordo com a pesquisa. A taxa para a população preta ficou em 7,6% e para a parda, 7,3%. Entre os brancos, o desemprego ficou em apenas 5%.

Na comparação com o trimestre anterior, houve queda nas três cores/raças, já que naquele período, as taxas eram de 8,5% para os pretos, 7,8% para os pardos e 5,5% para os brancos.

A taxa de desocupação para as pessoas com ensino médio incompleto (10,8%) foi maior do que as dos demais níveis de instrução analisados. Para as pessoas com nível superior incompleto, a taxa foi de 7,2%, mais do que o dobro da verificada para o nível superior completo (3,2%).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos