Pep Guardiola deixará o Manchester City em 2025. Qual será o futuro do treinador?

Pep Guardiola está decidido a deixar o Manchester City em dois anos, quando acaba seu contrato com o clube inglês. O técnico, que acabou de liderar o City à inédita conquista da Liga dos Campeões da Europa, além de ter faturado também a Copa da Inglaterra e a Premier League, decidiu que deixará o time em julho de 2025. Agora, a expectativa em torno do futuro do espanhol é grande. As probabilidades são várias, por isso aproveite e saiba mais sobre as opções de apostas e bônus.

Guardiola está no City desde julho de 2016. Demorou, mas, enfim, conquistou a Champions. Sua última renovação de contrato aconteceu em novembro do ano passado, quando muitas pessoas ao seu redor duvidavam que ele permaneceria no clube inglês por mais alguns anos. Ele renovou e venceu o título que a diretoria tanto sonhou.

Antes do City, Guardiola treinou o Barcelona e o Bayern de Munique e pensava-se que, depois de trabalhar na Inglaterra, ele gostaria de treinar um clube na Itália para alcançar a ambição de trabalhar – e certamente vencer –  nas quatro principais ligas nacionais da Europa. Mas entende-se que Guardiola mudou seu pensamento. Uma opção pode ser treinar uma seleção.

As sinalizações de que seu futuro segue indefinido começaram ainda na sala de entrevistas após a final da Champions League, quando o City derrotou a Inter de Milão por 1 a 0, em Istambul, na Turquia. “Não me pergunte sobre a próxima temporada”, disse o técnico de 52 anos.

De um certo modo, o triunfo na Liga dos Campeões pode ser visto como a linha de chegada natural para tudo o que Guardiola trabalhou desde que assinou com o City; e, também, uma resposta ao que ele deveria ter feito desde o momento em que foi contratado. Ainda que dirigentes negassem, o grande objetivo do clube sempre foi ganhar o torneio de clubes mais cobiçado do mundo, após significativos investimentos feitos.

A lista de títulos do City de Guardiola é de cinco Premier Leagues, uma Liga dos Campeões, duas FA Cups e quatro Copas da Liga. Se ele vencer a Supercopa da Europa e o Mundial de Clubes da Fifa, poderá igualar os títulos de Sir Alex Ferguson, lenda do Manchester United.

Após tantos títulos  nacionais e continentais em clubes, parece óbvio que Guardiola queira um desafio diferente dos que têm enfrentado. Treinar um clube italiano seria mudar de país, mas seguir em busca das mesmas conquistas – e a Champions seria, uma vez mais, o sonho de consumo do treinador.

Assim, jornais europeus especulam que Guardiola, enfim, vai assumir uma seleção em 2025. “Aos 52 anos e no auge, para onde mais ele iria?”, questionou o Jamie Jackson, em um artigo para o britânico The Guardian.

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) já demonstrou interesse em Guardiola, mas ouviu do treinador que não discutiria nenhuma proposta enquanto estivesse vinculado a um clube. Ainda assim, a entidade monitora os passos do espanhol.

Outra possibilidade levantada em jornais europeus é o de assumir a seleção da Espanha, atualmente comandada por Luis de la Fuente.

Ainda assim, a expectativa de Guardiola em treinar uma seleção deve ficar para o fim de 2026. É difícil imaginar que o treinador chegue a um time nacional com tão pouco tempo para a Copa do Mundo, já que seu contrato com o City se encerra em 2025.

Assim como fez quando deixou o Barcelona e tirou um ano sabático antes de comandar o Bayern de Munique, é provável que Guardiola tire alguns meses de descanso antes de definir o seu próximo passo, seja em uma seleção ou em um clube.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Athletico inicia pré-temporada com novo técnico e reforços no CT do Caju

O Athletico inicia a pré-temporada no CT do Caju nesta quinta-feira. A chegada do elenco está marcada para o período da tarde para iniciar os preparativos visando as competições de 2025, que começam com o Campeonato Paranaense e se estendem até a Serie B do Brasileiro, passando pela Copa do Brasil.

O destaque da pré-temporada é a chegada do técnico Maurício Barbieri, que terá seu primeiro contato com os jogadores. Escolhido pelo presidente Mário Celso Petraglia para substituir Lucho González, Barbieri esteve em Curitiba algumas semanas atrás, reuniu-se com o dirigente, foi anunciado e viajou para passar o Natal com a família no interior de São Paulo.

Além da contratação de Barbieri, outros nomes já acertados com o Furacão devem marcar presença no CT do Caju, como o lateral-direito colombiano Hayen Palacios, o volante Raul e o atacante Luiz Fernando. Jogadores que fizeram parte da campanha do rebaixamento e estavam na lista de possíveis saídas, como o goleiro Léo Linck e Pablo, também estão confirmados para a pré-temporada.

O elenco do Athletico passa por uma reformulação para a temporada de 2025, com o objetivo de reduzir a folha salarial. O clube já concretizou saídas de jogadores como Marcos Vitor, Christian, Erick, Gabriel, Praxedes e Zé Vitor. Três lideranças do elenco, incluindo Thiago Heleno, Fernandinho e Nikão, vão definir seus futuros nesta semana, com Thiago Heleno sendo o único presente na reapresentação.

Com o calendário ajustado por conta do rebaixamento no Brasileirão, o Athletico antecipou a data de início da pré-temporada para se preparar para o Campeonato Paranaense, com a estreia marcada contra o Paraná Clube na Ligga Arena. O grupo irá focar na preparação visando um bom desempenho nas competições de 2025.

Para mais notícias e atualizações sobre o Athletico, acesse o ge.globo/pr e fique por dentro de tudo que acontece com o clube paranaense. Acompanhe as novidades e os bastidores da equipe durante a pré-temporada e ao longo de toda a temporada de 2025.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp