Está marcado para acontecer nesta quarta-feira, 14, o velório do ex-presidente do Uruguai José Pepe Mujica. A cerimônia será aberta ao público e deve durar menos de 24 horas, com horário para homenagens às 15h, no Palácio Legislativo.
Entre os convidados da cerimônia está o presidente Lula, que confirmou a ida ao Uruguai para se despedir do amigo político. “O mínimo que a gente tem que fazer é se despedir das pessoas que serviram de referência para gente, com demonstração de muita dignidade e de muito respeito”, afirmou Lula. O último encontro entre os dois ocorreu no fim do ano passado, na chácara de Mujica.
Após o velório, Mujica será cremado e enterrado ao lado de sua cadela, Manuela, na chácara na família.
Doença terminal
Em abril de 2024, o ex-presidente anunciou que foi diagnosticado com câncer no esôfago. Já em janeiro desde ano, Mujica anunciou que a doença havia se espalhado e que não seguiria o tratamento médico, pedindo para os médicos que não o fizessem sofrer em vão.
“O câncer no esôfago está colonizando o fígado. Não tem nada que eu faça que consiga parar. Por quê? Porque sou um idoso e porque tenho duas doenças crônicas. Meu corpo não aguenta.”, disse ao jornal uruguaio Búsqueda.
Na segunda-feira, a esposa contou que ele recebia cuidados paliativos e que o público estava em “fase terminal” da doença, justificando o motivo do marido não ter participado das eleições regionais do Uruguai.