Press "Enter" to skip to content

Pequi ganha um dia para chamar de seu em Goiás

Última atualização 12/09/2023 | 16:39

Fruto do Cerrado, o pequi, queridinho dos goianos, acaba de ganhar um dia para chamar de seu. Isso porque, em 28 agosto, o governador Ronaldo Caiado sancionou a Lei Estadual nº 22.229, que estabelece o dia 23 de outubro como o Dia Estadual do Pequi.

O projeto de lei é de autoria do deputado estadual Gugu Nader e tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância do pequi e reconhecer sua influência na identidade de Goiás. A lei está em vigor desde o dia da publicação no Diário Oficial, e a data passa a fazer parte do calendário cívico e turístico dos goianos.

“A importância do fruto não é apenas como um símbolo da culinária regional, mas também como um elemento unificador das tradições locais, merece um dia especial de apreciação”, diz o texto do projeto.

Pequi sem espinhos

Em novembro de 2022, após mais de 20 anos de pesquisa, o Governo de Goiás lançou seis novas variedades de pequi, sendo três com espinhos e três sem espinhos. As novas variedades são semelhantes ao fruto tradicional em relação à cor e ao sabor e próprias para atender tanto o comércio quanto a indústria.

Elas atendem à demanda dos produtores goianos por pequizeiros mais rentáveis e também à sociedade, que passa a ter acesso a frutos com polpa carnuda e saborosa. As novas cultivares são resultado da parceria de mais de 25 anos da Emater e da Embrapa Cerrados, que iniciaram pesquisas de clonagem com a propagação de mudas por sementes, estaquia e enxertia.

Ao encontrar pés de pequi sem espinhos na natureza, a equipe de pesquisadores fez vinte clones da planta, transportados para o banco de germoplasma da Emater, que é o maior do país e do mundo.

Avaliados durante anos, eles foram multiplicados, e hoje o espaço possui mais de 1.600 pés de pequis. As novas cultivares possuem registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), desde de abril de 2022.

MUDAS DE PEQUI

A partir do mês de setembro, está prevista a comercialização de seis mil mudas de pequi sem espinho para o público geral. É o que projeta o cronograma de produção da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater).

A iniciativa faz parte do programa de pesquisa desenvolvido pela instituição, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – unidade Cerrados (Embrapa Cerrados), lançado em novembro do ano passado, que resultou em seis variedades de pequi, sendo três com espinhos e três sem espinhos nos caroços.

Os interessados em adquirir as mudas devem entrar no site da Emater, clicar em Aquisição de Mudas de Pequi e realizar o cadastro, informando o número de plantas pretendidas de cada cultivar. Quando as mudas estiverem prontas os técnicos da Emater entrarão em contato para efetuar a comercialização e o agendamento do dia e horário para retirada.

O custo unitário da muda é de R$ 50,00. A venda será aberta a qualquer pessoa interessada, sem critérios específicos. Dúvidas e mais informações podem ser esclarecidas no site da Emater ou pelo telefone (62) 3201-3207.