Uma pesquisa recente do Instituto Datafolha trouxe à tona uma preocupação compartilhada por uma parcela significativa da população brasileira: o aumento da criminalidade em diversas cidades do país. De acordo com o levantamento, realizado entre 1 e 3 de abril e que ouviu 3.054 pessoas em 172 municípios, 58% dos entrevistados perceberam esse crescimento da violência em suas regiões. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.
O dado mais alarmante é que a percepção de aumento da criminalidade está disseminada em diferentes grupos demográficos. Enquanto 58% dos entrevistados relatam esse cenário de crescimento da violência, apenas 25% afirmam que a situação se manteve estável. Apenas 15% dos participantes da pesquisa perceberam uma diminuição nos índices de criminalidade.
Os resultados indicam que a percepção de aumento da criminalidade é mais acentuada entre mulheres, moradores de regiões metropolitanas e da região Sudeste do país. Em contrapartida, nas regiões Norte e Centro-Oeste, essa percepção é menos pronunciada. No interior, 51% dos entrevistados também relataram um aumento da criminalidade. Entre os homens, 52% perceberam esse aumento, enquanto 19% notaram uma diminuição.
Um aspecto interessante da pesquisa é a análise da percepção da criminalidade em relação à faixa de renda dos entrevistados. Entre aqueles que ganham mais de dez salários mínimos, 64% relataram um aumento da violência, ao passo que 12% perceberam uma diminuição. Já para quem ganha menos de dois salários mínimos, 59% apontaram uma piora na situação de segurança, enquanto 16% relataram melhora.
Além da percepção sobre a criminalidade nas cidades, o levantamento do Datafolha questionou os entrevistados sobre a segurança em seus próprios bairros. Os números revelam que 44% dos participantes notaram um aumento da criminalidade nas suas vizinhanças, enquanto 38% não perceberam mudanças significativas. Já 19% dos entrevistados afirmaram que a criminalidade diminuiu em seus bairros.
Diante desse cenário preocupante, a CNN procurou o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para comentar os resultados da pesquisa. A expectativa é de que o órgão se manifeste em breve sobre os dados levantados pelo Datafolha, fornecendo insights e possíveis medidas para lidar com o aumento da criminalidade relatado por grande parte dos brasileiros.