Press "Enter" to skip to content

Perdeu o prazo para declarar o imposto de renda? Saiba o que fazer

Última atualização 01/06/2022 | 14:04

O período para declarar o Imposto de Renda (IR) à Receita Federal sem multa terminou às 23h59 desta terça-feira, 31. A quantidade de declarações superou a expectativa em Goiás. No entanto, quem não declarou no tempo certo deve prestar contas o quanto antes e pagar a multa em até 30 dias.

Em Goiás, a expectativa era de que 1 milhão e 87 mil contribuintes declarassem – que foi a quantidade recebida em 2021. O número foi superado em 6,3%, com 1 milhão 171 mil impostos de renda declarados no estado. No Brasil todo, o número também foi maior que o estimado pela Receita. Ano passado foram cerca de 34 milhões, já este ano o número ultrapassou os 36 milhões.

“Quando a Receita fez esta estimativa, levou em consideração a melhora da economia de 2020 para 2021, mas também imaginou que haveria redução das declarações porque, ano passado, quem recebeu auxílio emergencial precisava fazer a declaração. Então se imaginou que, neste ano, a quantidade seria menor”, explica o auditor fiscal da Receita Federal e supervisor do IR em Goiânia, Jorge Martins.

Como declarar o Imposto de Renda

Quem é obrigado a fazer a declaração, mas não fez, deve enviar o IR e pagar a multa pelo atraso em até 30 dias. O valor mínimo é de R$ 165,74, mas pode chegar a 20% sobre o valor do imposto. A multa é gerada no momento em que o imposto é gerado. O contribuinte tem cinco anos para declarar. O atraso pode deixar o CPF irregular e impedir, por exemplo, a compra e venda de imóveis. Quanto maior o atraso, mais alta a multa.

Para declarar o IR, o contribuinte deve baixar o programa no site da receita ou o aplicativo no celular. Outra maneira é declarar acessar o Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal (e-CAC).

Abra o programa, clique em “Nova” e informe o tipo de declaração – se é de ajuste anual, final de espólio ou saída definitiva do país. Do lado direito, defina se prefere usar a declaração pré-preenchida, se importará dados do IR de 2021 ou se começará uma declaração em branco.