Pereira (Colômbia): Gaúcho relata pavor em terremoto de magnitude 7,4

Pereira (Colômbia): Gaúcho relata pavor em terremoto de magnitude 7,4

PORTO ALEGRE (RS) — Um forte terremoto de magnitude 7,4 atingiu a Colômbia na manhã desta segunda-feira (10), provocando o desabamento de edifícios e deixando um rastro de destruição em várias cidades, incluindo Pereira e Manizales.

De acordo com o Serviço Geológico colombiano, esse foi o maior abalo sísmico registrado no país na última década. Mais de 100 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas após o tremor, que surpreendeu a população logo nas primeiras horas do dia.

Brasileiro relata momentos de pânico em Medellín

O músico gaúcho João Pedro Siliprandi, que há menos de uma semana está em Medellín, foi um dos brasileiros que sentiram os efeitos do terremoto. “Acordei com a cama balançando, os lustres mexendo e barulhos de portas. Ouvi alarmes de evacuação e pessoas gritando nos corredores”, descreveu João Pedro.

O artista, natural do Rio Grande do Sul, contou que desceu correndo as escadas do prédio onde está hospedado, ainda sem entender a gravidade do que ocorria. “Quando cheguei lá embaixo, ouvi das pessoas que nunca haviam sentido um tremor tão forte e demorado.”

Destruição e buscas por sobreviventes

Imagens que circulam nas redes sociais mostram prédios desabando em cidades como Pereira e Manizales. Equipes de resgate trabalham em busca de sobreviventes sob os escombros. Há relatos de feridos e de danos materiais em diversas regiões.

Em Medellín, Siliprandi afirmou que não presenciou feridos em seu entorno, mas percebeu danos em alguns prédios. “Vi um vidro rachado e rachaduras em algumas paredes. Uma amiga teve problemas estruturais sérios na casa dela”, afirmou o gaúcho, que está em viagem pelo país para comemorar seu aniversário de 30 anos.

Lembrança de outras tragédias

O músico também disse ter se lembrado do terremoto que atingiu a Venezuela, em 24 de junho, deixando mais de 6,3 mil mortos. “Isso aterrorizava ainda mais. E a falta de informação para quem está aqui como estrangeiro amplia o pânico.”

A cidade de Medellín, onde Siliprandi está hospedado, fica a cerca de 150 quilômetros em linha reta do epicentro do terremoto, registrado em San José del Palmar.

Veja também

Para mais notícias do Rio Grande do Sul e do Brasil, confira as atualizações do Diário do Estado.

MAIS LIDAS
Elton John encanta público com show memorável no Rock in
O Rock in Rio 2026 começou com grandes atrações como
Receita Federal apreende mais de 1.000 ampolas de medicamentos emagrecedores
Streamer Lodk, de 25 anos, perde dedo em acidente no
Polícia intercepta crianças em carro furtado em Florianópolis. Acidente levanta