A polícia está investigando os prédios da Prefeitura de Belford Roxo para identificar os responsáveis pela destruição. O atual prefeito Marcio Canella acusa seu antecessor, o ex-prefeito Waguinho, de ter saqueado a sede do Executivo e abandonado outros prédios públicos do município. O DE mostrou imagens da devastação em vários locais na última quinta-feira. Waguinho nega as acusações, afirmando que a acusação “não condiz com a verdade”.
A Polícia Civil do Rio de Janeiro vai realizar um trabalho de perícia nos prédios da Prefeitura de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, que foram depredados e tiveram itens roubados. Segundo o prefeito Marcio Canella, seu antecessor, o ex-prefeito Waguinho, foi o responsável por depredar a sede do Executivo e abandonar outros imóveis do município. Waguinho rejeita as acusações. A destruição inclui paredes e portas quebradas, vidros destruídos, equipamentos roubados e lixo espalhado por diferentes prédios da Prefeitura de Belford Roxo.
Os problemas se estendem por diversas unidades públicas, como a Secretaria de Cultura, a Biblioteca do Centro de Cultura, o teatro municipal, a Vila Olímpica e a Escola Especial Albert Sabin. A administração de Canella também apontou que o gabinete do prefeito foi alvo de vandalismo, com computadores e HDs desaparecidos, além de pilhas de controle remoto furtadas.
Canella decretou estado de calamidade financeira no município e determinou o fechamento da prefeitura por 15 dias para restaurar o que foi destruído. A destruição dos equipamentos públicos provoca problemas no atendimento à população, somando-se aos problemas administrativos deixados pela gestão anterior, como atraso no pagamento de salários.
A Unidade de Saúde da Família Dona Isaura, em Heliópolis, enfrenta dificuldades com salários atrasados dos funcionários, problemas na estrutura e sinal de abandono. A falta de recolhimento de lixo contaminado também afeta a rotina do local. Moradores relatam a precariedade dos serviços, apontando a falta de condições para atendimento.
Waguinho se recusou a dar entrevista sobre as acusações e alegou, em nota enviada à mídia, que Canella está mentindo ao acusar sua administração de vandalizar o gabinete do prefeito. Ele divulgou um vídeo para contestar as acusações, mas não abordou a situação de abandono encontrada em outros espaços públicos de Belford Roxo. O embate político entre os ex-aliados tem gerado polêmica e exposto a precariedade da administração municipal.