Press "Enter" to skip to content

Período chuvoso acende alerta sobre descarte irregular de lixo às margens de córregos

Última atualização 21/12/2023 | 16:31

A Prefeitura de Goiânia ampliou o serviço de limpeza dos principais córregos da cidade durante o período chuvoso. O trabalho preventivo é executado pela Companhia de Urbanização (Comurg) e busca evitar transtornos provocados pelo acúmulo de lixo descartado irregularmente nos mananciais.

Os córregos Botafogo, Cascavel e Anicuns são exemplos de leitos que recebem reforço de roçagem e retirada de lixo periodicamente, e recebem mais atenção durante o verão goiano, quando as chuvas são mais fortes. A expectativa é que nos locais sejam roçados, em média, 14 mil metros quadrados de área por dia. O trabalho é executado com costais e, em seguida, as equipes realizam a rastelação.

Durante a execução das atividades, são recolhidos objetos descartados de forma irregular pela população, como móveis, madeira, plásticos e pneus. “Ainda são encontrados materiais de construção civil e outros itens que poderiam ser reaproveitados com a simples entrega em um ecoponto”, explica o presidente da Comurg, Alisson Borges.

Por dia, são retirados até 500 quilos de resíduos de dentro dos leitos. A limpeza de áreas de nascentes, lagos e margens de cursos d’água chega a 740 mil metros quadrados por mês. “É importante que a população ajude na manutenção da limpeza”, frisa Alisson Borges.