Vai ou fica? Veja o que pesa a favor e contra a permanência de Eduardo Baptista no Novorizontino
Técnico está entre os mais longevos do Brasil, mas não teve renovação de contrato garantida por presidente após clube ficar sem acesso
Dirigente do Novorizontino fala sobre a renovação de contrato do técnico Eduardo Baptista [https://s02.video.glbimg.com/x240/13130941.jpg]
Dirigente do Novorizontino fala sobre a renovação de contrato do técnico Eduardo Baptista
O futuro de Eduardo Baptista à frente do Novorizontino [https://ge.globo.com/sp/tem-esporte/futebol/times/novorizontino/] está em
aberto.
No comando do Tigre há mais de dois anos, o técnico é um dos cinco mais longevos do país atualmente (atrás apenas de Abel Ferreira do Palmeiras, Juan Pablo Vojvoda do Fortaleza, Claudio Tencati do Criciúma e Renato Portaluppi do Grêmio).
Eduardo Baptista tem futuro indefinido no Novorizontino — Foto: Divulgação/Novorizontino
Com ele, o Aurinegro subiu da Série A2 para a elite do Paulistão e terminou as duas últimas edições da Série B na quinta colocação.
Veja também + Contratos de técnico e 13 jogadores do Tigre vencem em breve [https://ge.globo.com/sp/tem-esporte/futebol/times/novorizontino/noticia/2024/11/28/contratos-de-13-jogadores-do-novorizontino-e-do-tecnico-eduardo-baptista-vencem-neste-fim-de-ano.ghtml] + Entenda em três pontos como clube perdeu o acesso [https://ge.globo.com/sp/tem-esporte/futebol/times/novorizontino/noticia/2024/11/27/entenda-em-tres-pontos-como-o-novorizontino-derrapou-na-reta-final-e-perdeu-o-acesso-a-serie-a.ghtml]
No geral, o aproveitamento é de mais de 57% em 111 jogos, mas após a frustração de não conseguir o acesso à Série A do Brasileiro neste ano, o presidente do clube, Genilson Rocha Santos, não cravou a permanência do treinador para 2025 [https://ge.globo.com/sp/tem-esporte/futebol/times/novorizontino/noticia/2024/11/25/presidente-do-novorizontino-fala-em-descuidos-e-nao-crava-permanencia-de-baptista-em-2025.ghtml]. O contrato dele se encerra ao final desta temporada.
O ge [https://ge.globo.com] traz abaixo pontos que podem pesar a favor e contra a permanência de Eduardo Baptista no Novorizontino no ano que vem. Confira:
>A favor
TRABALHO POSITIVO
O saldo do trabalho de Eduardo Baptista até aqui é, inegavelmente, positivo. Além do bom aproveitamento, o treinador montou elencos sólidos e que tiveram bom desempenho nas duas temporadas em que ele esteve à frente do clube.
Tanto é verdade que, até então, o filho de Nelsinho Baptista jamais havia sido questionado no comando do Aurinegro. Sob o comando dele, o Tigre voltou à elite estadual, eliminou o São Paulo e chegou a uma semifinal de Paulistão e brigou pelo acesso em duas Séries B.
Os números, definitivamente, estão a seu favor.
Técnico comemora vitória sobre o São Paulo nos pênaltis — Foto: Gustavo Ribeiro/Novorizontino
IDENTIFICAÇÃO E CONFIANÇA
O casamento entre Novorizontino e Eduardo Baptista aconteceu eu um momento em que ambas as partes precisavam uma da outra.
O clube havia sido rebaixado no Paulistão e quase caiu também na Série B, necessitando de uma reconstrução. Já o treinador, após um bom trabalho no rival Mirassol, vinha de passagens instáveis – e curtas – por Juventude e Atlético-GO.
Baptista confiou no projeto de um clube de menor expressão da diretoria do Tigre, que deu carta branca e respaldo ao treinador para montar um elenco acima do nível de uma Série A2, que seria o primeiro desafio. No clube, o técnico conquistou não apenas os dirigentes e jogadores, mas também a torcida em mais de dois anos de trabalho.
Treinador é recepcionado pela torcida na chegada ao estádio — Foto: Higor Basso/Novorizontino
MERCADO
Não é de hoje que os times brasileiros (e, por que não, os técnicos) têm encontrado dificuldades para engatar um trabalho sólido e de longo prazo.
Nesse sentido, abrir mão de um profissional com tempo de casa e identificação com o clube pode deixar uma lacuna difícil de ser preenchida.
Embora o Novorizontino tenha uma ótima reputação no mercado, o clube está situado na região de São José do Rio Preto, no interior paulista, longe dos grandes centros. A distância de Novo Horizonte para a capital do estado é de 400 quilômetros, o que a torna relativamente pouco atrativa para quem está acostumado a atuar nas principais metrópoles do país.