O Governo de Goiás lançou nessa sexta-feira, dia 07, no Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS Zilda Arns Neumann, a Agência Virtual que permitirá ao contribuinte requerer a renovação do Alvará Sanitário via WEB, por meio do envio da documentação digitalizada à Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). Cerca de 35 mil empreendedores serão beneficiados com o novo sistema.
A implantação da Agência Virtual significa dizer que um contribuinte que tenha um estabelecimento comercial a quilômetros de distância da sede da Regional de Saúde ou da Superintendência de Vigilância em Saúde, localizada em Goiânia, não precisará mais deslocar-se à unidade para solicitar a renovação do Alvará Sanitário. Esse processo poderá ser feito por meio da Agência Virtual, podendo o contribuinte requerer a renovação do seu próprio escritório ou residência. Para acessar a Agência Virtual, o cidadão tem dois caminhos disponíveis: pelo portal da SES-GO (www.saude.go.gov.br)ou pelo site da Vigilância Sanitária (www.visa.goias.gov.br).
Por meio da Agência Virtual, os requerimentos de renovação do Alvará Sanitário e os procedimentos de aprovação deverão ser acompanhados pelo contribuinte na própria Agência Virtual. “Hoje, mais de 4 mil alvarás de renovação são emitidos pelo nível central e Regionais de Saúde. Com a implantação da Agência Virtual, a expectativa é de crescimento gradativo no número de emissões do Alvará Sanitário”, explica a superintendente Maria Cecília.
A SES-GO vem buscando apoiar-se em novas tecnologias e parcerias para ampliar a oferta de serviços, bem como propiciar celeridade nos procedimentos de liberação da Licença Sanitária e Serviços Afins. A digitalização representa economia em impressos de papel, garantia de que prazos e procedimentos sejam sempre alcançados, aumento de produtividade, eficiência da comunicação interna e externa, garantia da integridade dos documentos, processos e uma redução no custo final da renovação do Alvará Sanitário aos empresários goianos.
“Este novo tipo de atendimento é considerado um desafio e um marco para o Estado, na medida em que busca o aperfeiçoamento e a simplificação de procedimentos administrativos, atendendo às demandas de empreendedores, com o firme propósito de alinhamento às propostas de inovação e boas práticas de atendimento ao público presentes no plano de metas desta gestão de Governo”, explica a superintendente da Suvisa, Maria Cecília.
*Com informações da SES-GO