Pernambuco investiga três casos suspeitos de intoxicação por metanol; dois pacientes morreram e um perdeu a visão
Segundo o governo do estado, casos foram identificados nos municípios de Lajedo e João Alfredo, no Agreste.
DE investiga três casos suspeitos de intoxicação por metanol
DE investiga três casos suspeitos de intoxicação por metanol
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou, nesta terça-feira (30), que notificou três casos suspeitos de intoxicação por metanol em Pernambuco. Segundo o órgão, dois pacientes morreram e um perdeu a visão (veja vídeo acima).
Nos últimos dias, casos de intoxicação por metanol foram registrados em outros estados do país. A maior parte deles ocorreu em São Paulo, onde, até o momento, foi confirmado que cinco pessoas morreram após ingerir a substância. A suspeita é que o produto, considerado altamente tóxico, seja colocado em bebidas alcoólicas falsificadas (saiba mais abaixo).
De acordo com a SES, foram três homens atendidos. Dois são moradores de Lajedo e um, de João Alfredo, ambas cidades localizadas no Agreste do estado. Eles foram levados ao Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, também no Agreste.
Os nomes das vítimas não foram divulgados. A secretaria também não informou de onde são os pacientes que morreram. Os corpos das vítimas foram encaminhados para o Instituto de Medicina Legal (IML), onde serão examinados. Já o terceiro paciente teve perda da visão nos dois olhos.
A secretaria não informou se a intoxicação está relacionada a consumo de bebida alcóolica, mas a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) disse que, a partir da notificação desses casos, iniciou a preparação de ações de fiscalização em distribuidoras de bebidas alcoólicas.
Além disso, o governo informou que vai emitir orientações à população e às vigilâncias sanitárias municipais para evitar possíveis fraudes em estabelecimentos comerciais.