Pernambuco reabre inscrições para Concurso Público Unificado

pernambuco-reabre-inscricoes-para-concurso-publico-unificado

O Concurso Público Unificado (CPU) de Pernambuco reabriu as inscrições após a sanção de uma lei que estabelece a reserva de vagas para pessoas pretas, indígenas, pardas e quilombolas. O certame oferece um total de 460 vagas com salários que podem chegar a R$ 11,3 mil para cargos na gestão pública estadual. Os interessados têm até o dia 28 de novembro para se inscreverem pela internet. As provas, antes previstas para dezembro, foram adiadas para janeiro de 2026.

O novo edital do concurso prevê a reserva de 25% das vagas para candidatos pretos ou pardos, assim como 3% para pessoas indígenas e 2% para quilombolas. Aqueles que já se inscreveram no concurso anterior não precisarão se inscrever novamente e terão sua participação garantida nas provas. As provas objetivas e discursivas para cargos de formação específica de nível superior ocorrerão no dia 18 de janeiro, enquanto para os demais candidatos, de nível médio e qualquer área de nível superior, as provas estão marcadas para o dia 25 de janeiro.

O primeiro edital do CPU, lançado em outubro, foi alvo de críticas por não incluir cotas raciais e apenas reservar vagas para pessoas com deficiência. Diante das críticas de políticos, instituições da sociedade civil e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o governo foi pressionado a rever a decisão. O Estatuto da Igualdade Racial, sancionado em 2023 pela governadora Raquel Lyra (PSD), prevê a promoção de ações para garantir a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho para a população negra, incluindo no setor público.

Após a suspensão das inscrições, o governo enviou um projeto de lei para estabelecer cotas raciais, que foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco em 15 de outubro. A medida vale tanto para concursos públicos estaduais quanto para seleções simplificadas, cumprindo assim com as diretrizes do estatuto que visam garantir a igualdade de oportunidades no acesso ao mercado de trabalho.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp