Perseguição policial em Contagem termina em acidente fatal

Suspeito foge da polícia em perseguição, bate em veículos, capota carro e morre

Segundo a Polícia Militar, Welbert Ferreira da Silva estava com mandado de
prisão em aberto. Ele ficou preso às ferragens, foi levado para o Hospital
Municipal de Contagem, mas não resistiu aos ferimentos.

Perseguição policial termina com morte em Contagem

Um homem morreu após fugir da Polícia Militar (PM) no km 481 da Rodovia Fernão
Dias, em Contagem, na Grande BH, na manhã desta quinta-feira (28). O acidente aconteceu no sentido São Paulo e duas faixas foram interditadas.

Segundo a PM, durante patrulhamento na Avenida Colúmbia, no bairro Novo Riacho, em Contagem, o motorista teve comportamento suspeito ao ver os militares. Houve ordem de parada, o carro foi cercado, mas ele desobedeceu e fez manobras perigosas.

Ainda de acordo com os policiais, o veículo bateu em outros carros que estavam estacionados na via, inclusive em uma viatura. Durante a fuga, houve troca de tiros. O suspeito foi atingido, dirigiu até a Fernão Dias, onde perdeu o controle do carro e capotou. Ele ficou preso às ferragens.

O Globocop registrou o acidente. Veja o vídeo acima.

Welbert Ferreira da Silva, que não teve a idade informada, foi levado para o
Hospital Municipal de Contagem, mas não resistiu aos ferimentos.

A Arteris, concessionária que administra o trecho, informou que teve congestionamento de 4 km. Duas vítimas foram socorridas pela PM.

Ainda conforme a Polícia Militar, o homem tinha mandado de prisão em aberto e já esteve preso. Ele era alvo da PM por ter histórico de participação em ações criminosas em Belo Horizonte. Um revólver foi apreendido.

Este episódio de perseguição policial e trágico desfecho em Contagem serve como alerta para a importância da obediência às autoridades e da responsabilidade ao volante. Tais atitudes podem evitar consequências drásticas como nesta situação. A polícia segue atuante para garantir a segurança e a ordem na região, mesmo diante dos desafios enfrentados no dia a dia. Que casos como este sirvam de lição para que a comunidade reflita sobre a importância do respeito às leis e às normas de convivência em sociedade.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Aumento na tarifa do transporte metropolitano de BH: saiba mais sobre o reajuste e as melhorias no serviço.

A tarifa do transporte público metropolitano da Grande BH terá um aumento a partir desta quinta-feira (9). Com um reajuste de 6,49%, o preço da passagem de ônibus passa de R$ 7,70 para R$ 8,20. O serviço atende aos 34 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte e é essencial para milhares de usuários que dependem do transporte coletivo na região.

O governo de Minas anunciou o aumento da tarifa do transporte metropolitano, após as operadoras solicitarem um reajuste de 8,7%. No entanto, a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) realizou estudos técnicos e concluiu que o percentual solicitado pelas empresas não refletia de forma adequada os custos operacionais e os indicadores contratuais. Com isso, o reajuste autorizado foi de 6,49%, considerando diversos fatores, como a variação de custos com insumos e as condições econômicas gerais.

Segundo o Executivo estadual, o reajuste é necessário para assegurar a operacionalização do sistema, considerando a inflação do período, a atualização dos insumos mais relevantes e a correção dos custos contratuais com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O transporte metropolitano conta com 636 linhas em operação, realiza até 14 mil viagens por dia útil e atende cerca de 650 mil usuários diariamente na região de Belo Horizonte.

Em relação à renovação da frota, o governo de Minas destaca os investimentos realizados em 2024 na modernização do transporte público na Grande BH, com a aquisição de novos ônibus. Até o momento, 224 veículos foram entregues, sendo que 180 já estão em operação. A previsão é de que até o final de 2025, 850 veículos estejam incorporados ao sistema, renovando um terço da frota total e proporcionando mais segurança, agilidade e conforto à população que utiliza o transporte metropolitano.

Essas medidas visam melhorar a qualidade do serviço de transporte público na região metropolitana de Belo Horizonte e garantir que os usuários tenham acesso a um sistema eficiente e seguro. Com o aumento da tarifa, o governo busca equilibrar o contrato de concessão e minimizar os impactos para os passageiros, garantindo a sustentabilidade do transporte público na Grande BH. O Diário do Estado continuará acompanhando as novidades e atualizações sobre o transporte metropolitano em Minas Gerais.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp