Peruíbe em situação de emergência: 442 desabrigados após temporal

Peruíbe, no litoral de São Paulo, decretou situação de emergência após o temporal que atingiu o município entre quarta-feira (8) e quinta-feira (9). Imagens aéreas da Defesa Civil obtidas pelo DE, mostram a cidade debaixo d’água. Segundo a Defesa Civil estadual, 442 pessoas estão desabrigadas.

A forte chuva foi acompanhada por rajadas de vento, causando erosão, pontos de alagamento e enxurradas, de acordo com a Defesa Civil Estadual. Na Rua Tenente José Ignácio Monte Oliva, do bairro Residencial Park D´Avielle, ocorreu uma erosão provocada pela enxurrada, isolando a área. Em outros bairros como Caraguava, Vila Erminda e Araminguava, houve diversos pontos de alagamentos que afetaram moradias, resultando em mais pessoas desabrigadas.

Para auxiliar os moradores afetados, a Prefeitura disponibilizou três abrigos temporários: Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Delcélia Joselita Machado Bezerra, EMEF Prof. Maria Amélia e EMEF Fernando Nepomuceno Filho. Além disso, a Defesa Civil Estadual em conjunto com o Fundo Social enviou quatro caminhões com material de ajuda humanitária, incluindo cestas básicas, kits de limpeza e kits de higiene.

Com 442 desabrigados registrados na manhã de sexta-feira, os moradores foram distribuídos nos abrigos temporários. A situação ainda demanda apoio contínuo, por isso agentes da Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil atuam com nove embarcações no resgate dos moradores, sob coordenação da Defesa Civil Estadual.

A prefeitura destacou a importância de monitorar áreas vulneráveis devido ao solo encharcado, pois mesmo com a previsão de sol entre nuvens, há possibilidade de pancadas de chuva que podem agravar a situação. Equipes da Defesa Civil estadual realizarão vistorias em áreas de risco de deslizamento e nos abrigos emergenciais para garantir a segurança e o controle da logística humanitária.

Diante dos impactos causados pelo temporal em Peruíbe, a solidariedade e ações de apoio são essenciais para a recuperação e assistência às famílias afetadas. É fundamental a atuação conjunta de órgãos públicos, voluntários e comunidade para amenizar os efeitos desse desastre natural e garantir a reconstrução e o cuidado com a população local.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ataque cibernético afeta serviços da Prefeitura de Sarapuí: saiba mais!

Prefeitura de Sarapuí sofre ataque cibernético; descubra quais serviços foram afetados

A prefeitura de Sarapuí (SP) passou por um ataque cibernético que impactou diversos serviços. Segundo informações da prefeitura, não há evidências de que dados pessoais tenham sido comprometidos ou vazados até o momento. O ataque ocorreu na quarta-feira (8) e afetou a emissão de documentos e certidões online, o sistema de pagamento de tributos e taxas, solicitações feitas através de plataformas digitais, entre outros serviços que podem estar temporariamente indisponíveis devido à instabilidade causada pelo ataque.

Apesar dos serviços online estarem impactados, os atendimentos presenciais continuam disponíveis, podendo enfrentar algumas limitações devido à dependência de sistemas que requerem processamento digital. A prefeitura está trabalhando para restabelecer todos os serviços o mais rápido possível, priorizando a segurança do ambiente digital. Durante esse período, a compreensão da população é solicitada até que a situação seja normalizada.

Para se manter atualizado sobre as últimas notícias da região, confira mais informações no DE Itapetininga e Região. A prefeitura ressalta a importância da segurança cibernética e reforça o compromisso com a proteção dos dados e informações dos cidadãos. Medidas estão sendo tomadas para conter e mitigar os impactos do ataque cibernético, garantindo a normalização dos serviços afetados o mais breve possível.

A população de Sarapuí pode continuar tendo acesso aos serviços presenciais oferecidos pela prefeitura durante esse período de instabilidade nos sistemas digitais. A equipe técnica está empenhada em solucionar os problemas causados pelo ataque e garantir a integridade e segurança das informações. A prefeitura reforça o compromisso de manter a transparência durante todo o processo de restabelecimento dos serviços afetados.

Mantenha-se informado sobre as atualizações relacionadas ao ataque cibernético na prefeitura de Sarapuí acompanhando as notícias no DE Itapetininga e Região. É fundamental que todos sigam as orientações divulgadas pela prefeitura e adotem medidas preventivas para garantir a segurança dos dados e informações pessoais. A prefeitura segue empenhada em proteger e preservar a integridade dos serviços públicos oferecidos à população de Sarapuí.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp