Pescadores do Amazonas receberão o Auxílio Extraordinário do Seguro-Defeso a partir de segunda-feira. O benefício no valor de R$ 2,8 mil foi instituído para pescadores e pescadoras que residem em municípios da Região Norte em situação de emergência. O calendário de pagamento foi divulgado recentemente, estabelecendo as datas de liberação do Auxílio Extraordinário.
O secretário da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa), Alessandro Cohen, anunciou que pescadores legalizados junto às entidades de classe serão beneficiados. Homens e mulheres pescadores aguardam ansiosamente pela liberação deste auxílio extraordinário. O pagamento será feito em parcela única de R$ 2.824,00, seguindo uma ordem específica baseada no final do CPF de cada beneficiário.
A Caixa Econômica será responsável pelo pagamento do Seguro Defeso Extraordinário, garantindo que o valor total seja depositado sem descontos. Os pescadores e pescadoras dos municípios de Autazes, Codajás, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Novo Airão, São Gabriel da Cachoeira, Nhamundá, Itapiranga, Nova Olinda do Norte, São Sebastião do Uatumã e Barreirinha serão contemplados com o benefício.
O Auxílio Extraordinário foi criado por meio da Medida Provisória nº 1.263/2024 e destina-se aos pescadores que recebem o Seguro-Defeso do pescador artesanal. Para ser elegível, é necessário ter recebido o Seguro-Defeso até 8 de outubro de 2024. O pagamento será realizado pela Caixa Econômica Federal através de conta poupança digital, assegurando que o valor seja integralmente pago aos beneficiários.
É importante ressaltar que a Caixa Econômica não poderá descontar ou compensar qualquer valor do Auxílio, garantindo assim que o montante seja depositado sem quaisquer deduções relacionadas a dívidas ou saldos negativos. Esse apoio financeiro é fundamental para auxiliar os pescadores em um momento de emergência e reconhecimento pelo Poder Executivo Federal. O auxílio é fundamental para garantir o sustento desses profissionais durante períodos de defeso.