Pesquisa aponta Eduardo Bolsonaro como o mais rejeitado para Presidência em 2026

pesquisa-aponta-eduardo-bolsonaro-como-o-mais-rejeitado-para-presidencia-em-2026

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Quaest, divulgada recentemente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) é o mais rejeitado entre nove nomes considerados como possíveis candidatos à Presidência da República nas eleições de 2026. O levantamento indica que, entre os eleitores, 68% afirmam que conhecem o parlamentar, porém não votariam nele. Essa porcentagem se manteve estável em relação a um levantamento anterior realizado em setembro. Jair Bolsonaro (PL), atual presidente, aparece logo em seguida com 63% de rejeição, enquanto Michelle Bolsonaro (PL) e Ciro Gomes (PDT) estão tecnicamente empatados, ambos com 61% de rejeição.

A pesquisa aponta também que o ex-presidente Lula (PT) possui uma rejeição de 51%, com uma variação de um ponto para baixo em comparação com o levantamento anterior. Outros políticos como Ratinho Júnior (PSD), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União Brasil) também foram avaliados, sendo que as taxas de rejeição foram de 40%, 34% e 32%, respectivamente. Vale ressaltar que a margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

Em um eventual segundo turno, Lula se destaca à frente de todos os candidatos pesquisados. O ex-presidente possui uma vantagem de 9 pontos sobre Ciro Gomes, 10 pontos sobre Jair Bolsonaro, 12 pontos sobre Tarcísio Gomes e Michelle Bolsonaro, 13 pontos sobre Ratinho Jr., 15 pontos sobre Zema, Caiado e Eduardo Bolsonaro, e 23 pontos sobre o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD).

Ao analisar a rejeição dos candidatos entre os eleitores que se declaram independentes, ou seja, aqueles que não se identificam como lulistas, de esquerda não lulista, de direita não bolsonarista ou bolsonaristas, percebe-se que Jair Bolsonaro é o mais rejeitado, com 77% de rejeição. Eduardo Bolsonaro e Michelle Bolsonaro vêm em seguida, com 74% e 70% de rejeição, respectivamente. Ciro Gomes é rejeitado por 55% desse grupo de eleitores independentes, enquanto Lula é rejeitado por 54%. Tarcísio de Freitas é rejeitado por 41% dos entrevistados, enquanto Ratinho Jr., Zema e Ronaldo Caiado possuem taxas de rejeição de 39%, 33% e 24%, respectivamente.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp