Press "Enter" to skip to content

Pesquisa aponta que 89% dos brasileiros mantêm fé em Deus

Última atualização 25/05/2023 | 08:34

Uma pesquisa aponta que aproximadamente nove em cada 10 brasileiros (89%) acreditam em Deus ou em um poder maior. Os dados foram levantados por meio da pesquisa “Global Religion 2023” realizada pela Ipsos feita em 26 países e ouvindo 19.731 pessoas. 

 

Empatado com a África do Sul, os dois países lideram o ranking, e em seguida vem a Colômbia (86%). A maior parte dos brasileiros que tem uma religião se denomina cristã (70%). A média global é de 61%. Na outra ponta da tabela estão Holanda (40%), Coreia do Sul (33%) e Japão (19%).

 

No que diz respeito à crença na existência do Paraíso, os brasileiros e os peruanos se destacam em primeiro lugar: ambos com 79% dos entrevistados expressando essa convicção. Em terceiro lugar, temos a África do Sul, a Colômbia e a Turquia, todos com 78%. Por outro lado, a França fica na ponta oposta, com apenas 31% dos entrevistados acreditando no Paraíso, seguida pelo Japão, com 28%, e a Bélgica, com 22%.

 

Quando se trata da crença no Inferno, os brasileiros ocupam a segunda posição com 66% dos entrevistados afirmando acreditar na existência dele. A Turquia lidera o ranking, com 76%, enquanto a Tailândia fica em terceiro, com 63%. Na parte inferior da tabela está a Espanha, com 22% de crença no Inferno, seguida pela Suécia, com 21%, e a Bélgica, com 16%.

 

Quando se trata da capacidade de superar crises, como doenças, conflitos e desastres, os brasileiros exibiram uma crença sólida no poder de Deus ou de Forças Maiores. Um número impressionante de 90% dos entrevistados afirmou acreditar que Deus ou Forças Maiores os capacitam a superar esses desafios de maneira notável.

 

Essa porcentagem coloca o Brasil em primeiro lugar nesse aspecto. A Colômbia e a África do Sul ocupam o segundo lugar, ambas com 89%. Na outra ponta da tabela estão Suécia (56%), Coréia do Sul (50%) e Japão (37%).

 

Quando perguntados se têm alguma religião, 76% dos brasileiros dizem que seguem algum tipo de religião. Este ranking é liderado pela Índia, com 99% da população respondendo que segue alguma religião, seguida pela Tailândia (98%) e pela Malásia (94%). Na outra ponta, estão a Suécia e a Holanda, ambas com 46%, a Coreia do Sul, com 44% e o Japão com 42%. A média global é de 67%. 

 

A maior parte dos brasileiros que tem uma religião se denomina cristã (70%). No entanto, mesmo com uma alta associação com alguma religião no Brasil, apenas 49% deles afirmam visitar ao menos uma vez ao mês igrejas, templos ou outros locais de culto. A média global dos países pesquisados para esta pergunta é de 30%. A Índia, novamente, lidera com 71%, assim com o Japão que também aparece no fim da lista com apenas 5% de pessoas declarando frequentar estes locais regularmente.

 

Pesquisa

A pesquisa “Global Religion2023” foi realizada pela Ipsos em 26 países, com 19.731 entrevistados, sendo aproximadamente mil deles no Brasil entre os dias 20 de janeiro e 3 de fevereiro de 2023. A margem de erro para o Brasil é de 3,5 pontos percentuais. O estudo foi feito por meio da plataforma online Global Advisor da Ipsos e, na Índia, por meio da plataforma IndiaBus.