Press "Enter" to skip to content

Pesquisa Atlas: Caiado tem 48,4% dos votos válidos e Mendanha soma 26,5%

Última atualização 30/09/2022 | 09:50

Divulgada na manhã desta sexta-feira, 30, dois dias antes das eleições, pesquisa Atlas sobre a disputa pelo governo de Goiás aponta ampla liderança de Ronaldo Caiado (União Brasil). O governador e candidato à reeleição soma 48,4% dos votos válidos e tem chances reais de vencer o pleito ainda no primeiro turno. O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota), é o segundo com 26,5%.

Na sequência, conforme o levantamento, estão: Major Vitor Hugo (PL), com 14,5%; Wolmir Amado (PT), 7,5%; Cintia Dias (PSOL), 1,7%; Edigar Diniz (Novo), 1,1%. Professora Helga (PCB) e Professor Pantaleão (UP) não atingiram 1%. A margem de erro da pesquisa é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

O instituto Atlas ouviu 1,6 mil pessoas, por via digital aleatória, entre 23 e 28 de setembro. O levantamento tem 95% de confiança. A Atlas é a própria contratante da pesquisa, que foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número GO-04652/2022

Votos válidos

O cenário utilizado na pesquisa leva em conta apenas os votos válidos, que excluem os votos em branco e nulos, determinam o resultado das eleições. Nas disputas para presidente e governador, o candidato que atinge mais de 50% dos votos válidos vence as eleições no primeiro turno. Caso nenhum alcance esse percentual, é realizado um segundo turno.