O governador Ibaneis Rocha (MDB) larga à frente na corrida pelo Palácio do Buriti, no Distrito Federal (DF). Pesquisa Correio/Opinião divulgada nesta terça-feira, 23, aponta o candidato à reeleição com 38,6% das intenções de voto na consulta estimulada, quando são apresentados os nomes dos concorrentes. O empresário Paulo Octávio (PSD) tem 11,2% e a senadora Leila Barros (PDT), soma 8,1%.
Apesar da liderança, números e projeções apontam para uma disputa de segundo turno no Distrito Federal. Além de Paulo Octávio, que aparece bem no levantamento, principalmente por ter entrado na disputa apenas no último dia 5, e de Leila Barros, o deputado distrital Leandro Grass (PV), da federação PT-PV-PCdoB, também pontuo, alcançando 5,6% da intenção de votos.
Ele está empatado tecnicamente com o senador Izalci Lucas (PSDB), da federação PSDB-Cidadania, que registrou 5,2%. Na sequência aparecem Rafael Parente (PSB), ex-secretário de Educação (governo Ibaneis) com 2,3% das intenções de votos e Keka Bagno (PSol), da federação PSol-Rede, 2%.
Lucas Salles (DC), com 1,2%, Coronel Moreno (PTB), com 1%, Robson Raymundo (PSTU), com 0,5%, Teodoro da Cruz (PCB), com 0,4%, e Renan Coelho (PCO), com 0,3%, fecham a lista de postulantes ao governo do DF.
Ainda de acordo com a pesquisa, 7,8% não souberam avaliar e 15,9% vão votar em branco ou nulo. A margem de erro é 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos e a confiança é de 95%.
O levantamento Correio/Opinião foi realizado entre os dias 18 e 20 de agosto, na primeira semana de campanha, já com o encerramento do prazo de registro das candidaturas. A disputa começou oficialmente em 16 de agosto.