Pesquisa Direct aponta empate técnico entre Pellozo e Izaura Cardoso em Senador Canedo

Uma pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de Senador Canedo, realizada pelo Instituto Direct e divulgada pelo jornal A Redação, revela um empate técnico nas eleições de 2024. Fernando Pellozo (União Brasil) aparece com 26,5% das intenções de voto, enquanto Izaura Cardoso (PSD) tem 25,8%. A diferença entre os dois candidatos está dentro da margem de erro, que é de 4,8 pontos percentuais.

Em seguida, a pesquisa coloca Doutora Cristiane Pina (Solidariedade) com 20,4%, e o ex-prefeito Divino Lemes (PSDB) com 6,1%. Welma Lira (PL) tem 3,4%, enquanto Dr. Rangel (Rede) registra 1,1%. Além disso, 4,5% dos entrevistados afirmaram que votariam nulo, e 12,2% ainda estão indecisos.

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados, Fernando Pellozo, apoiado pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil), mantém a liderança com 24,8%, seguido por Izaura Cardoso com 22,5% e Doutora Cristiane Pina com 18,7%. Divino Lemes tem 7,6%, Welma Lira 1,7% e Misael Oliveira 0,9%. Outros candidatos somam 0,7%. O levantamento também mostrou que 3,4% dos eleitores anulariam o voto, enquanto 19,7% ainda não decidiram ou preferiram não opinar.

Rejeição dos candidatos

Quando perguntados sobre quais candidatos não votariam de forma alguma, 27,4% dos eleitores rejeitaram Divino Lemes, seguido por Fernando Pellozo, com 24,3%. Izaura Cardoso tem rejeição de 7,5%, e Doutora Cristiane Pina, 5,1%. Welma Lira é rejeitada por 2,3% dos eleitores, e Dr. Rangel por 1,8%. Além disso, 3,5% rejeitam todos os candidatos, 24,9% não rejeitam nenhum e 3,2% não souberam responder.

Metodologia

A pesquisa entrevistou 400 eleitores de Senador Canedo entre os dias 25 e 26 de setembro de 2024, em várias regiões da cidade. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número GO-01090/2024. A margem de erro é de 4,8 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Governo Lula tem 90% de reprovação no mercado financeiro

Governo Lula: 90% de Reprovação no Mercado Financeiro

A avaliação negativa do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre os agentes do mercado financeiro alcançou 90%, segundo pesquisa da consultoria Quaest. A reprovação saltou em relação a março, quando era de 64%. Apenas 3% dos agentes aprovam a gestão e 7% a consideram regular.

O temor de uma piora econômica levou 96% a acreditar que o governo não está no caminho certo. A condução da política econômica pelo ministro Fernando Haddad teve sua aprovação reduzida de 50% para 41%, com a reprovação dobrando de 12% para 24%.

O pacote fiscal foi mal recebido, sendo considerado nada satisfatório por 58% e pouco satisfatório por 42%. A credibilidade do novo arcabouço fiscal é questionada, com 58% afirmando que não tem credibilidade.

O mercado reagiu negativamente ao pacote de cortes de gastos e à proposta de isenção do Imposto de Renda, o que elevou as expectativas de inflação. A expectativa para a Selic é de aumento de 0,75 ponto percentual.

Aprovação da nomeação do Banco Central

Por outro lado, 62% dos agentes aprovam a nomeação de Gabriel Galípolo para o Banco Central.

No cenário político para 2026, apenas 34% acreditam que Lula será o favorito, uma queda em relação aos 53% registrados anteriormente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp