Press "Enter" to skip to content

Pesquisa elege sotaques mais famosos do Brasil

Última atualização 25/06/2023 | 14:13

A plataforma online Preply realizou uma pesquisa para definir os sotaques mais marcantes do Brasil. Para chegar a conclusões sobre o jeito de falar do norte ao sul do país foram elencadas categorias como o mais inconfundível, o mais charmoso, o mais cativante e o preferido.

Os entrevistados responderam às cinco questões associando adjetivos às formas de falar em cada estado. Além disso, uma escala de pontuação foi desenvolvida com base nas porcentagens de cada resposta.

A conclusão que a Preply chegou foi que o português falado no Brasil não é uma língua uniforme, uma vez que as regras gramaticais ensinadas nas escolas são somadas a uma série de gírias e jargões específicos e pronúncias variadas, o famoso sotaque.

Dentre os mais inconfundíveis do país, o chiado e as vogais abertas dos residentes do Rio de Janeiro lideram o ranking. O sotaque e o charme fluminense chamam a atenção de todo o Brasil. Em segundo lugar, com uma margem de mais de dois pontos percentuais, vem os baianos e em seguida os mineiros.

Já entre os mais charmosos, o “jeitim” mineiro assume o primeiro lugar. Os entrevistados revelaram que a maneira com que os residentes de Minas Gerais pronunciam as palavras é a mais sexy, além de associar o fato à forma “cantada” com que costumam conversar e a mania de recorrer aos diminutivos. Novamente, o segundo lugar é dos baianos e em seguida o sotaque fluminense. O ranking de sotaques cativantes é quase o mesmo do anterior, mas ao invés do Rio de Janeiro, é a vez do Ceará assumir terceiro lugar do pódio.

Ao serem questionados sobre qual sotaque teriam se pudessem escolher, os primeiros colocados participaram de uma disputa acirrada, mas o líder segue sendo o fluminense. A pronúncia do Rio de Janeiro atingiu a pontuação de 10%, mas os mineiros não ficaram distantes, atingindo 9,8%. Em terceiro, vem os gaúchos que tem a fala bastante acentuada. Entre os dias 19 e 25 de março de 2023, a plataforma entrevistou 700 brasileiros residentes de todas as regiões do Brasil.