Pesquisa Ipec aponta possibilidade de Lula ser eleito ainda no primeiro turno

Em reta final, Lula lidera a corrida com 51,1% dos votos válidos; Bolsonaro tem 48,9%

Na mais recente pesquisa Ipec, cuja divulgação aconteceu nesta segunda-feira, 5, há a possibilidade de vitória de Lula (PT) ainda no primeiro turno. Na disputa pela presidência da República, o petista aparece com 50% dos votos válidos. Portanto, analisando a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos, o ex-presidente poderia se eleger caso o pleito fosse hoje.

Possibilidade de Lula no primeiro turno

Para um candidato se eleger no primeiro turno de uma Eleição, ele precisa receber mais da metade dos votos válidos. Isso significa que os votos brancos e nulos não entram na equação. Contando todos os tipos de voto, a pesquisa mostra 44% de intenções para Lula, enquanto Bolsonaro (PL), seu principal adversário, soma 31%.

No entanto, analisando apenas os votos válidos, Lula surge com 50%. Levando em conta a margem de erro, o ex-presidente pode ficar com porcentagem de 48% a 52%. Bolsonaro, por sua vez, aparece com 35% dos votos válidos, ou seja, de 33% a 37%. No panorama da disputa, são 6% de votos brancos e nulos, além de 5% de pessoas que não responderam.

A mais recente pesquisa Ipec aconteceu entre os dias 2 e 4 de setembro, entrevistando 2.512 pessoas. O protocolo do levantamento tem registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00922/2022, ostentando 95% de confiabilidade.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp