Pesquisa Ipec: Lula é aprovado por 39% de brasileiros

Lula campanha Eleições 2022

A última pesquisa realizada pelo Ipec aponta que 39% dos brasileiros classificam a terceira gestão do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) como ótimo ou bom. 30% classificam como regular, enquanto aqueles que avaliam como ruim ou péssimo somam 26%. Os que não sabem ou não responderam são 6%.

Em relação à pesquisa anterior, divulgada no mês passado, a avaliação positiva do petista oscilou dois pontos percentuais para baixo, indo de 41% para 29%. Enquanto a aprovação oscilou dois pontos para cima, de 24% para 26%.

De acordo com a pesquisa, a avaliação otima/boa da gestão de Lula é mais expressiva entre os moradores da região nordeste (55%), aqueles que têm renda familiar de até 1 salário-mínimo (53%), os menos escolarizados (47%) e católicos (48%).

Por outro lado, a avaliação ruim ou péssima se destaca entre os residentes na região Sul (44%), brasileiros com renda familiar superior a 5 salários-mínimos (37%), evangélicos (35%) e aqueles com renda de mais de 2 a 5 salários-mínimos (33%).

Forma de governo do Lula

Ainda através da pesquisa, os entrevistados foram questionados se aprovam ou não a forma como o atual presidente governa. Os que dizem aprovar são 54%, ante 37% que desaprovam, enquanto aqueles que não sabem ou não responderam somam 9%.

O instituto aponta ainda que pouco mais da metade dos brasileiros (52%) confia no presidente Lula, ante 44% que disseram não confiar nele. Na pesquisa anterior, 53% diziam confiar e 43% afirmam não confiar.

A pesquisa ouviu 2 mil eleitores em 128 municípios entre os dias 1 e 5 de abril de 2023. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Árvore de Natal desaba em Maricá, RJ, deixando um morto e dois feridos

Na tarde desta segunda-feira, 16, uma árvore de Natal flutuante desabou na Lagoa de Araçatiba, em Maricá, no Rio de Janeiro, causando a morte de uma pessoa e deixando outras duas feridas. O incidente ocorreu devido aos fortes ventos e à chuva intensa que atingiram a região.

De acordo com a Prefeitura de Maricá, a vítima fatal era um funcionário da empresa responsável pela montagem da estrutura. Ele chegou a ser socorrido e levado ao Hospital Municipal Conde Modesto Leal, mas não resistiu aos ferimentos.

As outras duas vítimas foram encaminhadas ao Hospital Municipal Doutor Ernesto Che Guevara. Uma delas já recebeu alta, enquanto a outra permanece fora de perigo.

A Prefeitura informou, em nota oficial, que está oferecendo suporte às vítimas e suas famílias, além de investigar as causas do acidente.

Temporal no estado do Rio de Janeiro

O forte temporal que atingiu a região nesta segunda-feira trouxe granizo e ventos intensos em diversos bairros do Rio de Janeiro. Segundo o sistema Alerta Rio, as condições climáticas foram influenciadas por áreas de instabilidade, que causaram céu nublado e pancadas de chuva isoladas em alguns pontos da cidade.

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram os impactos do temporal, que contribuiu para o desabamento da estrutura da árvore de Natal.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp