Nova rodada de pesquisas Ipec, divulgada nesta terça-feira, 6, pela TV Globo, aponta números da corrida presidencial em quatro estados e no Distrito Federal. O ex-presidente Lula (PT) lidera em São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco. No Rio de Janeiro há empate técnico e o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL) lidera na capital federal.
Em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, Lula tem 44% das intenções de voto contra 28% de Bolsonaro na pesquisa estimulada. A diferença entre os principais candidatos ao Palácio do Planalto aumentou em relação ao levantamento anterior do instituto, no qual o petista aparecia com 40% e o presidente com 31%. Ciro Gomes (PDT) somou 6% e Simone Tebet (MDB), 5%. O pedetista caiu 3 pontos percentuais e a emedebista subiu um.
No segundo principal colégio eleitoral, Minas Gerais, o cenário praticamente não se alterou em relação ao levantamento anterior. Lula segue líder com 46% – oscilou um ponto percentual para cima – e Bolsonaro manteve os 30%. Ciro desceu um degrau, passando a 5%. Já Tebet fez o caminho contrário e subiu de 3% para 4%.
Seguindo a tradição de força na região Nordeste, é em Pernambuco que o ex-presidente Lula alcança a maior vantagem, com 62% frente a 22% de Bolsonaro. O petista oscilou dois pontos percentuais para cima e o adversário se manteve estável. A diferença no estado é de 40%.
A situação no Rio de Janeiro é de equilíbrio, conforme o Ipec. Bolsonaro e Lula estão em empate técnico, no limite da margem de erro da pesquisa, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos. No estado, o presidente creceu de 36% para 39% e o petista saiu de 39% para 38%.
Bolsonaro é líder no DF
Já no Distrito federal, Bolsonaro Jair Bolsonaro cresceu acima da margem de erro, salta do de 38% para 42% das intenções de voto. Caminho contrário seguiu o ex-presidente Lula, que soma 29% e tinha 31% na pesquisa anterior. Ciro Gomes se manteve em terceiro com 10%, e Tebet com 6%.
As pesquisas foram realizadas entre os dias 3 e 6 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.