“Pesquisa mais aprofundada” diz advogado sobre eleições

O Leonardo Batista, advogado e também um dos coordenadores da campanha do senador e governador eleito, Ronaldo Caiado, concedeu entrevista nesta segunda-feira (22), para o Diário do Estado e falou sobre a parte jurídica das eleições 2018. Segundo Leonardo, seu trabalho é orientar seus candidatos na parte jurídica para que eles tenham segurança no que podem ou não fazer.

Batista explica que são várias as orientações dadas aos candidatos como o que fazer e o que não fazer nas campanhas politicas, “Nós orientávamos, por exemplo, não fale mal do candidato, não utilizar painel de LED nos comícios, orientamos com relação ao carro de som, tivemos a orientação em relação ao material que é distribuído”.

Partindo desse ponto, o advogado também explica sobre a regra Clausula de Barreira ou Clausula de desempenho, que tira todos os partidos com pouca representação na Câmara. “Os partidos tem que ter no minimo 1% de votos válidos e no mínimo um terço dos Estados da Federação”. Ele deixa claro não concordar com a regra, já que “ofende o direito das minorias”.

Dia 28 de outubro é o segundo turno das eleições 2018 para eleger o atual presidente. O coordenador jurídico deixou algumas dicas de como não propagar fake news. ” A primeira coisa que você tem que fazer ao receber uma noticia, seja no seu WhatsApp, seja no seu Instagram, no Facebook, é você pegar aquela noticia e aprofundar mais  nela”.

Confira a live no facebook do Diário do Estado!

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos