O Leonardo Batista, advogado e também um dos coordenadores da campanha do senador e governador eleito, Ronaldo Caiado, concedeu entrevista nesta segunda-feira (22), para o Diário do Estado e falou sobre a parte jurídica das eleições 2018. Segundo Leonardo, seu trabalho é orientar seus candidatos na parte jurídica para que eles tenham segurança no que podem ou não fazer.
Batista explica que são várias as orientações dadas aos candidatos como o que fazer e o que não fazer nas campanhas politicas, “Nós orientávamos, por exemplo, não fale mal do candidato, não utilizar painel de LED nos comícios, orientamos com relação ao carro de som, tivemos a orientação em relação ao material que é distribuído”.
Partindo desse ponto, o advogado também explica sobre a regra Clausula de Barreira ou Clausula de desempenho, que tira todos os partidos com pouca representação na Câmara. “Os partidos tem que ter no minimo 1% de votos válidos e no mínimo um terço dos Estados da Federação”. Ele deixa claro não concordar com a regra, já que “ofende o direito das minorias”.
Dia 28 de outubro é o segundo turno das eleições 2018 para eleger o atual presidente. O coordenador jurídico deixou algumas dicas de como não propagar fake news. ” A primeira coisa que você tem que fazer ao receber uma noticia, seja no seu WhatsApp, seja no seu Instagram, no Facebook, é você pegar aquela noticia e aprofundar mais nela”.
Confira a live no facebook do Diário do Estado!