A pesquisa mais recente do Meio/Ideia revelou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera o índice de rejeição entre os possíveis candidatos para a eleição presidencial em 2026. O levantamento mostrou que Lula possui um índice de desaprovação de 44%, seguido pelo senador Flávio Bolsonaro (PL) com 34% de rejeição. Os eleitores afirmaram que não votariam em nenhum dos candidatos se as eleições fossem hoje. A pesquisa foi realizada entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro de 2026, com 1.500 entrevistados em todos os estados, e os dados estão registrados no TSE.
Maurício Moura, fundador do Meio/Ideia, explicou que a pesquisa utilizou duas formas de medir a rejeição dos potenciais candidatos. uma mais espontânea, onde os entrevistados escolhem os nomes que mais rejeitam, e outra mais específica, estimulando respostas nome a nome. Ele destacou que uma possível disputa entre Lula e Flávio Bolsonaro repetiria a batalha de rejeições de 2022. Além de Lula e Flávio Bolsonaro, nomes como Fernando Haddad e Michelle Bolsonaro apresentaram índices de rejeição de 30% e 29,4%, respectivamente.
Ao analisar os governadores, a taxa de rejeição diminui. Tarcísio de Freitas tem 15% de rejeição, Ronaldo Caiado com 14%, Romeu Zema com 13,3% e Ratinho Jr com 13%. Já o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, registra 11,1% de desaprovação. A pesquisa também questionou se Lula merece ser reeleito em 2026, com 51% dos entrevistados discordando, enquanto 47% acreditam que ele merece continuar. Em relação à gestão de Lula, 51,4% desaprovaram seu trabalho, enquanto 46,6% aprovaram. A pesquisa registrou o governo como péssimo para 26% e ótimo para 11,8% dos entrevistados.
A margem de erro do levantamento é de 2,5 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pelo Canal Meio e está registrada no TSE sob o protocolo BR-08425/2026. Priscila Caldas (*) com informações da CNN Brasil.




