Pesquisa mostra disputa acirrada pelo Senado em Minas Gerais: Sávio lidera com 22% dos votos válidos.

Pesquisa mostra disputa acirrada pelo Senado em Minas Gerais: Sávio lidera com 22% dos votos válidos.

BELO HORIZONTE (MG) — A corrida pelo Senado em Minas Gerais ganha contornos definidos com a divulgação de uma pesquisa Quaest neste sábado (3), um dia antes do 1º turno das eleições. No domingo (4), os eleitores devem escolher dois candidatos para as vagas disponíveis na Casa Alta.

A pesquisa mostra um cenário complexo. No levantamento espontâneo, 35% dos entrevistados não mencionaram nenhum candidato, o que indica um volume considerável de indecisos. Quanto maior o percentual de indecisos próximo ao dia da eleição, maior a possibilidade de variações no resultado final.

No formato estimulável, que inclui os nomes dos candidatos, o cenário de votos válidos é o seguinte: Domingos Sávio (PL) lidera com 22%, seguido por Carlos Viana (PSD) e Marília Campos (PT), ambos com 18%, e Aécio Neves (PSDB), com 17%. Outros candidatos, como Marcelo Aro (PP) e Marco Antônio Superman (Novo), apresentam 10% e 9%, respectivamente, enquanto a maioria dos outros concorrentes não chega a pontuar.

A metodologia da Quaest se baseia no conceito de “likely voter”, que considera aqueles eleitores mais propensos a comparecer às urnas. Dessa forma, os votos válidos são calculados excluindo brancos, nulos e indecisos.

Comparando com dados recentes do Datafolha, Marília Campos aparece com 21%, seguida por Viana com 19%, Sávio com 17% e Aécio com 13% nas intenções de voto, refletindo um panorama competitivo onde pequenas mudanças podem ter grande impacto.

Na pesquisa estimulada, o quadro geral de votos totais, que inclui brancos, nulos e indecisos, apresenta Domingos Sávio com 16%, Carlos Viana com 15% e Marília Campos com 14%, com um nível de indecisão reduzido a 4% em relação a pesquisas anteriores.

Os resultados indicam que 79% dos eleitores afirmam que a decisão de voto é definitiva, o que sugere uma maior consolidação nas intenções, enquanto 20% ainda consideram possíveis alterações em suas escolhas. A pesquisa ouviu 3.204 eleitores de 16 anos ou mais nos dias 2 e 3 de outubro, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%. O registro na Justiça Eleitoral é MG-06889/2026.

MAIS LIDAS
Volkswagen Saga, primeiro híbrido leve da marca no Brasil, chega
Carreta tombou na BR-381, congestionamentos se formam na saída de
Acidente entre carretas na BR-381 interdita pista e causa congestionamento
Associação Brasileira de Imprensa condena ataque à liberdade de expressão
BYD apresenta Ti7 na Europa com design boxy e motorização