Pesquisa mostra empate técnico em Iporá: Maysa Cunha (AVANTE) com 23,8%, Dr. Mac (MDB) com 22,3% e Danilo Gleic (PL) com 17,6%

A pesquisa eleitoral realizada pela Viavox Consultoria e Pesquisas em 23 de setembro de 2024 aponta um empate técnico entre os candidatos Maysa Cunha (AVANTE), com 23,8% das intenções de voto, e Dr. Mac (MDB), com 22,3%.

Nesta pesquisa estimulada, onde os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Danilo Gleic (PL) aparece em terceiro lugar, com 17,6% das intenções de voto. Rodrigo Marques (PSD) ocupa a quarta posição, com 8,8%, seguido por Miriã Pires (NOVO), com 2,1%, e Manoel Barbosa (PSOL), com 1,0%. Um total de 24,4% dos entrevistados afirmou que não sabe ou não respondeu.

A pesquisa foi realizada através de entrevistas pessoais domiciliares, utilizando questionários estruturados aplicados a uma amostra aleatória, proporcional e representativa do eleitorado do município de Iporá, com 16 anos ou mais, conforme a divisão dos setores censitários estabelecida pelo Censo IBGE 2022. A amostra foi estratificada por sexo, faixa etária e escolaridade, de acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral, garantindo a representatividade proporcional dos eleitores. Além disso, foi utilizado um sistema de cotas pré-definidas para assegurar que a amostra refletisse fielmente o perfil do eleitorado.

Com um total de 380 entrevistas, a pesquisa oferece um intervalo de confiança de 95% e uma margem de erro de 4,99 pontos percentuais, para mais ou para menos, em relação aos dados da amostra global.

A pesquisa foi devidamente registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) sob o número GO-09256/2024.

Resultados

Não sabe/Não respondeu: 24,4%

Maysa Cunha (AVANTE): 23,8%

Dr. Mac (MDB): 22,3%

Danilo Gleic (PL): 17,6%

Rodrigo Marques (PSD): 8,8%

Miriã Pires (NOVO): 2,1%

Manoel Barbosa (PSOL): 1%

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Governo Lula tem 90% de reprovação no mercado financeiro

Governo Lula: 90% de Reprovação no Mercado Financeiro

A avaliação negativa do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre os agentes do mercado financeiro alcançou 90%, segundo pesquisa da consultoria Quaest. A reprovação saltou em relação a março, quando era de 64%. Apenas 3% dos agentes aprovam a gestão e 7% a consideram regular.

O temor de uma piora econômica levou 96% a acreditar que o governo não está no caminho certo. A condução da política econômica pelo ministro Fernando Haddad teve sua aprovação reduzida de 50% para 41%, com a reprovação dobrando de 12% para 24%.

O pacote fiscal foi mal recebido, sendo considerado nada satisfatório por 58% e pouco satisfatório por 42%. A credibilidade do novo arcabouço fiscal é questionada, com 58% afirmando que não tem credibilidade.

O mercado reagiu negativamente ao pacote de cortes de gastos e à proposta de isenção do Imposto de Renda, o que elevou as expectativas de inflação. A expectativa para a Selic é de aumento de 0,75 ponto percentual.

Aprovação da nomeação do Banco Central

Por outro lado, 62% dos agentes aprovam a nomeação de Gabriel Galípolo para o Banco Central.

No cenário político para 2026, apenas 34% acreditam que Lula será o favorito, uma queda em relação aos 53% registrados anteriormente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp