Press "Enter" to skip to content

Pesquisa mostra que Joe Biden não conseguiu avançar nas intenções de voto após convenção Democrata

Última atualização 27/08/2020 | 17:44

O candidato Democrata e concorrente de Donald Trump nas eleições americanas não teve o prazer de ver suas intenções de voto crescerem após Convenção Nacional Democrata, na semana passada.

Segundo a Reuters, Biden apenas manteve o número nas pesquisas, com 47% do eleitorado do seu lado, contra 40% dos eleitores apoiando Trump. Na eleição passada, Hilary Clinton subiu quatro pontos percentuais depois da tradicional convenção do partido Democrata.

Parte desse resultado ruim para Joe Biden pode se dever ao fato de que o evento aconteceu de maneira remota e foi transmitido principalmente online, por causa do Coronavírus. Mas, apesar disso, o público continuou acompanhando como pôde.

Mas a vantagem do Democrata é simbólica: nos Estados Unidos, os números de votos absolutos não determinam o resultado das eleições, mas o número de delegados conquistados em cada estado. Os 50 estados americanos, por relevância econômica, têm, cada um, o seu número de delegados pré-definidos. Quem vence no estado, leva todos.

O candidato que vencer na Califórnia, por exemplo, leva todos os 55 delegados. Há estados que possuem apenas 3. É presidente, nos EUA, quem reúne maior número de delegados. O partido Republicano, de Trump, representa a direita americana. Os Democratas, de Biden, são a esquerda.