Pesquisa nacional identifica possíveis doenças hereditárias em moradores de Ribeirão Preto: USP participa do estudo.

Estudo busca identificar potenciais doenças hereditárias em 8 mil moradores de Ribeirão Preto

Pesquisa nacional também tem objetivo de trazer formas de tratamento e prevenção contra enfermidades. Ao todo, 100 mil voluntários devem participar em todo o país.

USP de Ribeirão Preto participa de projeto nacional de sequenciamento genético

Pesquisadores deram início neste ano a um estudo nacional de sequenciamento genético que busca identificar possível doenças hereditárias. A USP de Ribeirão Preto (SP) foi escolhida como um dos pilares do levantamento e irá analisar o material genético de até oito mil moradores da cidade.

Além de conhecer as variações genéticas presentes na população brasileira e identificar aquelas associadas a diferentes características da saúde, o “Genomas SUS” também tem o objetivo de trazer maneiras de tratamento e prevenção contra as enfermidades.

A meta do projeto é fazer o sequenciamento em 100 mil pessoas nos próximos cinco anos em todo o Brasil.

> “O Genoma SUS é um projeto macro no Brasil, em todas as regiões. A gente está vendo, em cada região, se tem mais de uma variante, ou seja, uma letrinha do DNA, se isso implica em um risco para alguma doença mais ou não e como que a gente vai fazer com que isso esteja no SUS, que a gente possa ter essa tecnologia no SUS, melhorando o cuidado da nossa população, que é extremamente miscigenada”, diz o professor da DE Leandro Colli.

Estudo busca identificar possíveis doenças hereditárias em 8 mil moradores de Ribeirão Preto — Foto: Reprodução/EPTV

QUAIS DOENÇAS PODEM SER PREVISTAS?

Entre as potenciais doenças que podem ser consideradas pela pesquisa estão câncer e problemas no coração, além de enfermidades raras.

A professora Marina Cândido explica que a ideia é entender as características genéticas de cada voluntário.

> “Que a gente consiga trazer a saúde de precisão, a saúde que vai levar as características individuais da pessoa cada vez mais em consideração, para a gente ter um tratamento mais específico, mais direcionado para elas. O desenvolvimento das doenças acontece pela interação entre os fatores genéticos e as exposições ambientais que a gente tem ao longo da nossa vida”, afirma.

Veja mais notícias da região no DE Ribeirão Preto e Franca.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Aquaman de Guarujá enfrenta surto de gastroenterite no litoral de DE

Aquaman apresenta sintomas de gastroenterite em surto no litoral de DE

Cosplayer pede conscientização social após a Prefeitura de Guarujá apontar esgoto clandestino como possível fonte do surto. Sabesp nega problemas na rede.

Aquaman de Guarujá teve sintomas de gastroenterite durante surto da doença no litoral de DE — Foto: Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal

Nem os super-heróis estão imunes ao surto de gastroenterite no litoral de São Paulo. O motorista Gabriel Meira, também conhecido como ‘Aquaman de Guarujá’, por exemplo, sofreu recentemente com sintomas da inflamação do estômago e dos intestinos. Ao DE, o ‘Protetor dos Mares’ também destacou os cuidados de higiene pessoal e com o meio ambiente em meio à crise de saúde.

A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo não confirma que a Baixada Santista atravessa um surto de virose. De acordo com Alessandra Lucchesi, diretora da Divisão de Transmissão de Doenças, o que se sabe é que a maioria dos pacientes apresenta quadro de gastroenterite, que não necessariamente seja causada por um vírus, mas pode ser por bactéria ou parasita.

Ao DE, o ‘Rei de Atlântida’, de 44 anos, disse ter sentido os sintomas da gastroenterite a partir de um “desconforto” no estômago. O mal-estar, porém, passou pouco depois de vomitar e repousar em casa. Sendo assim, o ‘Aquaman’ não precisou de atendimento médico.

Desde o final de semana foram muitos os relatos de vazamento de esgoto, tendo a Prefeitura de Guarujá apontado que o extravasamento de esgoto clandestino no mar da cidade poderia ser a causa do suposto surto de virose. A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), por sua vez, afirmou não ter encontrado problemas na rede de esgoto e pontuou, em nota, que “o surto de virose não tem relação com a operação da empresa”.

Com a ‘persona’ de Aquaman, Meira pediu à população mais consciência sobre a higiene pessoal e também cuidado com o meio ambiente, sobretudo durante a temporada. “Importante para evitar esse tipo de episódio”, disse ele. “O Aquaman é o Protetor dos Mares e o Rei de Atlântida, então ele diria para não poluir as águas pois também existe a vida marinha . [Nesses casos] o Aquaman ficaria triste com a população e clamaria pela conscientização”.

O motorista passou a se caracterizar como Aquaman há aproximadamente dois anos, quando um grupo de fãs de super-heróis o abordou na saída de um cinema, mostrando a semelhança dele com o ator Jason Momoa, que interpreta o personagem. Desde então, Gabriel Meira participa de eventos geeks e ganha o carinho do público. “Eu me sinto realmente um herói”, disse. “[Sinto] muita satisfação ao ver a garotada e perceber como [ela] fica agitada, querendo fotos e abraços”.

Alessandra Lucchesi, diretora da Divisão de Transmissão de Doenças da Secretaria de Saúde do Estado, afirmou que os órgãos competentes estão apurando a fonte de contaminação. “É necessário esclarecer que nesse momento não temos como afirmar que é uma virose. Nós sabemos que é uma gastroenterite, mas não sabemos a causa, se é vírus, bactéria ou parasita”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp