A pesquisa mais recente do instituto Quaest, divulgada nesta quarta-feira, 2, mostra que a desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva atingiu 56%, enquanto a aprovação caiu para 41%. Esses números indicam um aumento significativo na reprovação ao atual mandato, com um acréscimo de sete pontos percentuais em relação a janeiro, quando a desaprovação era de 49% e a aprovação, de 47%.
Desaprovação entre mulheres e homens
Entre as mulheres, a desaprovação superou a aprovação pela primeira vez desde fevereiro de 2024, com 53% desaprovando e 43% aprovando o trabalho do presidente. Em janeiro, esses números eram de 47% e 49%, respectivamente. Já entre os homens, a desaprovação atingiu 59%, enquanto a aprovação foi de 39%.
Queda na aprovação no Nordeste
No Nordeste, região tradicionalmente favorável ao presidente, a aprovação ainda supera a desaprovação, mas com uma diferença cada vez menor. Em março, 52% aprovavam e 46% desaprovavam o governo, uma queda em relação a dezembro de 2024, quando a diferença era de 35 pontos percentuais.
Felipe Nunes, diretor da Quaest, atribui a alta desaprovação à quebra de confiança do eleitorado com o presidente Lula, além da percepção negativa sobre a economia. “A incapacidade de reverter o quadro de desaprovação também é fruto da percepção negativa da economia,” destacou Nunes.
A pesquisa Genial/Quaest entrevistou 2.004 pessoas entre 27 e 31 de março, com margem de erro de dois pontos percentuais.