O vice-governador alcança 24% das intenções de voto, superando o ex-governador; 75% dos eleitores acreditam que Ronaldo Caiado deve eleger seu sucessor
Daniel Vilela (MDB), atual vice-governador, lidera a disputa pelo governo de Goiás em 2026, com 24% das intenções de voto em um cenário estimulado, segundo a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (27/02). O emedebista registrou um aumento de 5 pontos percentuais em comparação ao levantamento anterior de dezembro de 2024, abrindo uma vantagem de 9 pontos sobre o segundo colocado.
O novo estudo da Quaest revela uma mudança significativa em relação ao cenário de dezembro de 2024, quando Daniel Vilela e o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) estavam tecnicamente empatados. Naquele momento, Perillo tinha 21% e Vilela 19%. Atualmente, Marconi apresenta 15% das intenções de voto, perdendo 6 pontos nesse intervalo.
A deputada federal Adriana Accorsi (PT) subiu para 8%, em comparação aos 6% anteriores. O senador Vanderlan Cardoso (PSD) caiu de 8% para 7%. O deputado federal Gustavo Gayer (PL) faz sua estreia na pesquisa com 6%, enquanto o senador Wilder Morais (PL) teve uma queda de 5% para 3%. Os indecisos representam 18%, e 19% afirmam que votariam em branco, nulo ou não compareceriam às urnas. Na pesquisa anterior, os indecisos eram 15%, e os votos brancos e nulos somavam 26%.
A liderança de Daniel Vilela está intimamente relacionada à popularidade do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), que possui uma aprovação de 86% – o maior índice entre os oito estados avaliados pela Quaest. Essa popularidade reflete na sucessão estadual, com 75% dos eleitores goianos acreditando que Caiado merece eleger seu sucessor.
A pesquisa Genial/Quaest entrevistou 1.104 eleitores goianos entre os dias 19 e 23 de fevereiro, com coleta presencial. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
Legenda: Daniel Vilela supera Marconi Perillo em nova rodada da pesquisa Quaest.