Pesquisa revela: Brasileiros divididos sobre prisão de Bolsonaro

pesquisa-revela3A-brasileiros-divididos-sobre-prisao-de-bolsonaro

Pesquisa realizada pela empresa Quaest e divulgada na quarta-feira (31) revela um panorama interessante sobre a percepção dos brasileiros em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro. De acordo com o levantamento, 51% dos entrevistados acreditam que Bolsonaro merece estar preso, enquanto 42% alegam que há uma perseguição política contra ele. Outros 7% dos participantes não souberam ou não quiseram responder a essa questão.

Dentre aqueles que acreditam na prisão de Bolsonaro, a pesquisa aponta que 91% dos entrevistados que se consideram lulistas compartilham dessa opinião, assim como 89% dos que se identificam como de esquerda não lulista, 54% dos que se declaram como independentes, 14% dos que se dizem de direita não bolsonarista e 4% dos que se consideram bolsonaristas. Por outro lado, em relação à percepção de perseguição política contra Bolsonaro, 94% dos bolsonaristas, 82% dos que afirmam ser de direita não bolsonarista, 36% dos independentes, 6% dos que se identificam como de esquerda não lulista e 5% dos lulistas compartilham dessa visão.

A pesquisa foi realizada pela Quaest em parceria com a Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 11 e 14 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. Os motivos que mais contribuíram para a prisão de Bolsonaro, segundo os entrevistados, incluem danos à tornozeleira eletrônica (32%), perseguição política do STF ou do ministro Alexandre de Moraes (21%), risco de fuga para o exterior (16%), vigília organizada pelo filho do ex-presidente, o senador Flávio Bolsonaro, próxima ao condomínio do pai (4%) e outros motivos (5%).

Além disso, os participantes responderam se a prisão torna Bolsonaro mais forte ou mais fraco. Segundo a pesquisa, 36% acreditam que a prisão o enfraquece, enquanto 56% acreditam que o fortalece. Entre os bolsonaristas, 71% afirmam que a prisão o fortalece, enquanto 26% acreditam que o enfraquece. Já entre os independentes, 55% veem a prisão como um enfraquecimento, contra 33% que acreditam em fortalecimento. Entre os lulistas, 83% acreditam que a prisão enfraquece Bolsonaro, enquanto 10% veem como um fortalecimento de sua imagem.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp