49% dos brasileiros acreditam que Jair Bolsonaro participou de planos de golpe em 2022, segundo pesquisa Genial/Quaest. A maioria também apoia a decisão do STF de torná-lo réu.
Participação de Bolsonaro em Planos de Golpe
Uma pesquisa da Genial/Quaest revelou que 49% dos brasileiros acredita que Jair Bolsonaro teve participação nos planos da tentativa de golpe contra o governo de Luiz Inácio Lula da Silva em 2022. Em contrapartida, 35% não veem envolvimento do ex-presidente, enquanto 15% não souberam ou não quiseram responder.
Decisão do STF e Opinião Pública
A pesquisa também abordou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de tornar Bolsonaro réu por suposta tentativa de golpe. Para 52% dos entrevistados, essa decisão foi justa, enquanto 36% a consideram injusta. Outros 12% não souberam ou não quiseram opinar sobre o assunto.
Expectativas sobre Prisão
Além disso, a pesquisa questionou sobre a possibilidade de Bolsonaro ser preso. Nesse sentido, 46% acreditam que ele será preso, enquanto 43% acham que não. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, indicando um empate técnico entre as opiniões.
Metodologia da Pesquisa
A Quaest ouviu 2.004 pessoas entre os dias 27 e 31 de março para realizar o levantamento, com nível de confiança de 95%.