Press "Enter" to skip to content

Pesquisa revela que a série 13 Reasons Why ajudou no diálogo entre pais e filhos

Um estudo realizado pela Netflix em conjunto com a universidade Northwestern, em Chicago, nos Estados Unidos, mostrou o impacto que a série 13 Reasons Why  teve em relação ao estímulo de conversas entre pais e filhos sobre questões relacionadas ao bullying, suicídio e saúde mental. O estudo foi realizado com cinco mil pais, adolescente e jovens adultos entre 13 a 22 anos nos Estados Unidos, Reino Unido, Brasil, Austrália e Nova Zelândia. Os resultados da pesquisa mostraram que a série serviu como uma ferramenta educacional para os jovens, além de promover o dialogo entre pais e filhos e também inspirar a compaixão entre os espectadores.

Entre os brasileiros ouvidos na pesquisa, os resultados apontaram pontos positivos na série, como a forma que retratou o ensino médio, e o fato de reportarem a questão de alguém estar sofrendo de depressão mesmo quando os sinais não são aparentes, além de abordar as muitas razões diferentes pelas quais uma pessoa comete suicídio. Outro tema abordado pela série, que foi ressaltado pelos brasileiros, é a questão da violência sexual, relatando que até mesmo os pais conseguiram compreender mais esses assuntos delicados, 74% dos jovens adultos entrevistados disseram que foram buscar mais informações sobre os temas abordados após terem assistido 13 Reasons Why.

Segundo a pesquisa a vida do adolescente, hoje, é diferente do que foi no passado em parte, por conta das mudanças tecnológicas e também pelas mudanças de geração, por isso é importante analisar o contexto em que o jovens espectadores que assistem a série estão inseridos. A maioria dos adolescentes pesquisados no Brasil relataram que a vida adolescente é estressante e que a ansiedade é prevalente nessa fase, o que acaba ocasionando a depressão e outros problemas relacionados a saúde mental e boa relação social.

Foto: Divulgação

A Netflix anunciou que a partir da segunda temporada será adicionada uma introdução especial, com os atores do elenco, mandando uma mensagem para o espectador, que na verdade se trata de um aviso sobre o conteúdo dos espisódios.