Prefeitura de Santos pesquisa sobre condições de vida dos idosos
Moradores com 60 anos ou mais correspondem a 25% da população da cidade.
Santos realiza pesquisa sobre condições de vida dos idosos a partir deste mês —
Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos
Santos, no litoral de São Paulo, foi selecionada a participar do Programa Envelhecer nos Territórios, do Governo Federal. A escolha se baseia na significativa população idosa da cidade, onde mais de 25% dos moradores têm 60 anos ou mais, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa começará neste mês e tem como objetivo identificar as necessidades dessa faixa etária no município
A pesquisa terá 12 meses de duração e deve ouvir 4,5 mil moradores dos bairros Ponta da Praia, Macuco, Encruzilhada, Aparecida e Estuário. Os resultados serão entregues ao município, que utilizará as informações para analisar as condições de vida e orientar políticas públicas voltadas à população idosa.
Segundo a prefeitura, 32 agentes foram selecionados por edital para atuar na cidade, incluindo usuários da política de assistência social vinculados ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras-ZOI).
Esses agentes passaram por treinamento teórico e prático entre agosto e outubro deste ano, com palestras e oficinas abordando temas como o envelhecimento da população negra, a questão do território social, e a importância da saúde bucal e da atividade física para um envelhecimento saudável.
O programa foi criado pela Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas Idosas (SNDPI), vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), que firmou um acordo de cooperação técnico educativa com Santos.
Atualmente, a pesquisa acontece em 43 cidades de 12 estados da federação e já ouviu 87,8 mil pessoas, com 390 agentes em atividade.
A ação inclui a formação de agentes de direitos humanos capacitados para atuar diretamente nas regiões, identificando violações de direitos e propondo soluções com o apoio de órgãos públicos e entidades locais.