Entenda o que pode ter causado a morte de pesquisador paulista durante escavação em gruta no Ceará
O caso foi registrado nesta terça-feira (30) no Sítio Lajeirinho, zona rural de Limoeiro do Norte, interior do estado.
Pesquisador paulista morre em Limoeiro do Norte [https://s01.video.glbimg.com/x240/13975216.jpg]
Pesquisador paulista morre em Limoeiro do Norte
Inalação de gases tóxicos ou movimentação da terra podem ter causado o desmaio do pesquisador Janderson Assandre, de São Carlos (SP), conforme o Corpo de Bombeiros. Janderson foi encontrado morto nesta terça-feira (30) durante uma atividade de escavação [https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2025/09/30/pesquisador-de-sao-carlos-morre-durante-escavacao-em-gruta-no-ceara.ghtml] em uma gruta no Sítio Lajeirinho, zona rural de Limoeiro do Norte [https://g1.globo.com/ce/ceara/cidade/limoeiro-do-norte/].
– Siga o canal do de Ceará no WhatsApp
Janderson era pesquisador e biólogo e estava no local com outro colega realizando a escavação quando ambos passaram mal. O pesquisador desmaiou no interior de uma fenda e foi resgatado sem vida. A vítima, de 31 anos, tinha experiência como escalador.
De acordo com o corpo de Bombeiros do Ceará, que fez o resgate da dupla, as primeiras informações apontam que o desmaio pode ter sido provocado por movimentação de terra ou pela possível inalação de gases tóxicos. Ainda não há, no entanto, confirmação sobre as circunstâncias da morte.
LEIA TAMBÉM:
Pesquisador de São Carlos morre durante escavação em gruta no Ceará [https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2025/09/30/pesquisador-de-sao-carlos-morre-durante-escavacao-em-gruta-no-ceara.ghtml] Linhas de ônibus que haviam sido suspensas voltam a circular em Fortaleza [https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2025/10/01/linhas-de-onibus-que-haviam-sido-suspensas-voltam-a-circular-em-fortaleza.ghtml]
“As equipes do CBMCE, com apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Ceará), atuaram no resgate, que exigiu técnicas especializadas devido ao risco de desmoronamento e à profundidade da cavidade. Infelizmente, uma das vítimas já se encontrava em óbito no momento da chegada da guarnição. A segunda foi retirada com vida e entregue aos cuidados da equipe do Samu para atendimento médico.”
Entenda as duas hipóteses:
– A movimentação brusca de terra na área de gruta pode ter causado uma pancada, levando a problemas circulatórios, desmaio e até morte.
– A inalação de gases tóxicos liberados durante escavações em grutas pode ter causado mal-estar dos dois pesquisadores e, em seguida, o desmaio de Janderson.
Um caso semelhante ocorreu no Ceará em 2017, quando três pessoas morreram e uma foi hospitalizada ao inalar gás tóxico em um tanque [https://g1.globo.com/ceara/noticia/tres-pessoas-morrem-e-uma-e-hospitalizada-ao-inalar-gas-toxico-em-tanque-no-ceara.ghtml]aquático em um centro de reabilitação do Sesc de Iparana, na Grande Fortaleza.
Segundo o Corpo de Bombeiros, que também atendeu a ocorrência à época, é comum a presença de gases tóxicos em poços, onde o ar também é mais rarefeito. A combinação dos fatores pode causar desmaios.
O pesquisador sobrevivente foi encaminhado para atendimento médico no Hospital São Raimundo em Limoeiro do Norte. Ainda não há informações sobre seu estado de saúde. O corpo de Janderson será velado em São Carlos em data a definir.
Em nota publicada nas redes sociais, o Centro Universitário de Montanhismo e Excursionismo (Cume) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde Janderson se graduou, lamentou a morte do jovem e prestou apoio à família do pesquisador:
“Um dia muito difícil para todos que passaram ao seu redor mesmo que por poucos instantes e já sentiram sua imensa presença cativante e acolhedora”, disse a instituição.