Pesquisadora brasileira da USP conquista bolsa na segunda melhor universidade do mundo: ‘É possível’
Alice Valença De Lorenci, pesquisadora formada em engenharia de computação pela Universidade de São Paulo (EESC-USP, em São Carlos (SP), garantiu uma bolsa de estudos no Imperial College, em Londres, na Inglaterra, classificada como a segunda melhor instituição de ensino superior no mundo, de acordo com o QS World University Rankings.
Ela é a única brasileira na área de matemática a ser selecionada para o ‘President’s PhD Scholarship’, um programa que escolhe apenas 50 estudantes do mundo inteiro. As aulas de Alice no Imperial College devem iniciar em outubro deste ano.
A atuação da pesquisadora se concentrará em ‘sistemas complexos’, estruturas compostas por múltiplos componentes interligados, como redes neurais ou sociais. A área busca antecipar o comportamento desses sistemas e desenvolver modelos a partir de dados, explicou Valença.
O processo de seleção para o ‘President’s PhD Scholarship’ é rigoroso, analisando o domínio técnico, a capacidade de inovação e o potencial de liderança dos candidatos. O orientador de Alice ressaltou a grande competência da pesquisadora, equiparando a bolsa a um prêmio como o Nobel para jovens pesquisadores.
A trajetória de Alice incluiu uma dupla diplomação na França, estudando aplicações matemáticas no Institut Polytechnique de Paris. Para ela, essa conquista representa não só o reconhecimento de seu desempenho acadêmico, mas também uma oportunidade de inspirar outras mulheres a seguir carreiras nas ciências exatas.
O Dia Internacional das Mulheres na Ciência é uma data importante para celebrar as conquistas e contribuições das mulheres nesse campo. Alice espera que sua trajetória possa encorajar outras meninas a perseguir seus sonhos na matemática e mostrar que há espaço e oportunidades para todas que desejam seguir essa carreira.