Press "Enter" to skip to content

Pesquisadora de Harvard que estuda honestidade é acusada de fraudar dados

Última atualização 28/06/2023 | 12:24

Francesca Gino, uma professora da Escola de Negócios, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e responsável por estudar honestidade, está sendo acusada de falsificar dados de pesquisas.

A acusação de fraude é de outro professor, Max Bazerman, coautor do estudo, que afirma ter descoberto que as pessoas solicitadas a assinar as declarações de veracidade no topo da página eram mais honestas que aquelas que assinaram na parte inferior.

De acordo com informações do O Globo, Bazerman afirmou que a Escola de Negócios de Harvard forneceu um documento que apontava evidências de falsificação na pesquisa, além de indícios de alguém ter acessado banco de dados para adicionar e alterar informações.

Acusações de fraude na Escola de Negócios de Harvard têm repercussão na comunidade acadêmica

Diante das acusações, agora dezenas de artigos estão sob suspeita de fraude, publicados por mais de uma década. As suspeitas em torno de Gino começaram ainda em 2021 e têm causado repercussão na comunidade acadêmica nos Estados Unidos, visto que a pesquisadora é uma líder na área.

A professora universitária Francesca Gino tem agora que revisar oito artigos com os quais colaborou enquanto pesquisadora, buscando evidências de fraude nos dados obtidos. A Escola de Negócios de Harvard não comentou sobre o assunto.