Pesquisas com Cannabis Medicinal é tema de debate na Câmara de Goiânia

O incentivo a pesquisas com cannabis medicinal virou assunto para debate no Plenário da Câmara de Goiânia. O projeto de lei, proposto pelo vereador Lucas Kitão (PSD), já passou por uma aprovação unânime em primeira votação.

O projeto é complementar às medidas já implementadas em Goiânia, que incluem a autorização e regulamentação da distribuição de medicamentos à base de cannabis medicinal, bem como a criação do Dia Municipal da Cannabis Terapêutica, ambas iniciativas também de autoria de Kitão.

De acordo com o vereador, o objetivo principal do projeto de lei é fomentar pesquisas científicas que possam fornecer apoio institucional e orientação para associações sem fins lucrativos, universidades e familiares de pacientes que necessitam de tratamento com medicamentos à base de Canabidiol (CBD) ou Tetrahidrocanabidiol (THC).

Pesquisa

O parlamentar enfatiza a importância de conscientizar a população de Goiânia por meio do incentivo à pesquisa, promoção de atividades científicas e fortalecimento institucional de organizações da sociedade civil e pacientes que utilizam cannabis medicinal.

Com a aprovação da proposta de lei, Kitão planeja promover atividades científicas que visem melhorar a atenção integral à saúde, fomentar o desenvolvimento científico relacionado ao uso da cannabis medicinal e fortalecer a capacidade operacional e científica das instituições público-privadas de ensino e pesquisa em parceria com as universidades.

“Todas essas ações têm como objetivo incentivar a pesquisa científica relacionada à cannabis, respeitando as normas legais e administrativas existentes”, diz Kitão. Além disso, o vereador pretende compartilhar os resultados dessas pesquisas com toda a população e a comunidade científica, com o propósito de proporcionar uma melhor qualidade de vida e saúde à população goianiense.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Feriados nacionais de 2025: confira o calendário completo

O ano de 2025 está chegando, trazendo 11 feriados nacionais no calendário. Desses, pelo menos seis cairão em dias úteis, representando oportunidades de descanso prolongado para muitos brasileiros.

O primeiro feriado nacional do ano será o de Confraternização Universal, celebrado em 1º de janeiro, uma quarta-feira. Já o Carnaval, apesar de ser considerado feriado no estado do Rio de Janeiro, não tem status de feriado nacional.

Uma novidade recente no calendário é o Dia de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado pela primeira vez como feriado nacional em 2024. A data, que já era feriado em algumas localidades, passou a valer em todo o país após aprovação de uma lei pelo Congresso em 2023.

Vale lembrar que o calendário a seguir abrange apenas os feriados nacionais, não incluindo feriados estaduais, municipais ou pontos facultativos previstos para 2025.

Confira os feriados nacionais de 2025:

Janeiro

  • 1º de janeiro (quarta-feira): Confraternização Universal

Abril

  • 18 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa
  • 20 de abril (domingo): Páscoa
  • 21 de abril (segunda-feira): Tiradentes

Maio

  • 1º de maio (quinta-feira): Dia do Trabalho

Setembro

  • 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil

Outubro

  • 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida

Novembro

  • 2 de novembro (domingo): Finados
  • 15 de novembro (sábado): Proclamação da República
  • 20 de novembro (quinta-feira): Dia de Zumbi e da Consciência Negra

Dezembro

  • 25 de dezembro (quinta-feira): Natal

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp