Press "Enter" to skip to content

Pesquisas com Cannabis Medicinal é tema de debate na Câmara de Goiânia

Última atualização 11/09/2023 | 18:18

O incentivo a pesquisas com cannabis medicinal virou assunto para debate no Plenário da Câmara de Goiânia. O projeto de lei, proposto pelo vereador Lucas Kitão (PSD), já passou por uma aprovação unânime em primeira votação.

O projeto é complementar às medidas já implementadas em Goiânia, que incluem a autorização e regulamentação da distribuição de medicamentos à base de cannabis medicinal, bem como a criação do Dia Municipal da Cannabis Terapêutica, ambas iniciativas também de autoria de Kitão.

De acordo com o vereador, o objetivo principal do projeto de lei é fomentar pesquisas científicas que possam fornecer apoio institucional e orientação para associações sem fins lucrativos, universidades e familiares de pacientes que necessitam de tratamento com medicamentos à base de Canabidiol (CBD) ou Tetrahidrocanabidiol (THC).

Pesquisa

O parlamentar enfatiza a importância de conscientizar a população de Goiânia por meio do incentivo à pesquisa, promoção de atividades científicas e fortalecimento institucional de organizações da sociedade civil e pacientes que utilizam cannabis medicinal.

Com a aprovação da proposta de lei, Kitão planeja promover atividades científicas que visem melhorar a atenção integral à saúde, fomentar o desenvolvimento científico relacionado ao uso da cannabis medicinal e fortalecer a capacidade operacional e científica das instituições público-privadas de ensino e pesquisa em parceria com as universidades.

“Todas essas ações têm como objetivo incentivar a pesquisa científica relacionada à cannabis, respeitando as normas legais e administrativas existentes”, diz Kitão. Além disso, o vereador pretende compartilhar os resultados dessas pesquisas com toda a população e a comunidade científica, com o propósito de proporcionar uma melhor qualidade de vida e saúde à população goianiense.