Press "Enter" to skip to content

Petrobras acaba com PPI do petróleo; como isso impacta Goiás?

Última atualização 16/05/2023 | 16:33

Na manhã desta terça-feira, 16, a Petrobras anunciou o fim dos Preços de Paridade de Importação (PPI). A medida começou a ser adotada ainda no governo de Michel Temer, e demandava que as oscilações do mercado externo refletissem diretamente no mercado interno brasileiro; interrupção da regra era uma das prioridades do governo Lula. Como essa mudança impacta o estado de Goiás?

O fim da PPI e o impacto em Goiás

Nas redes sociais, o fim do PPI foi motivo de muita comemoração entre os aliados do governo. “Promessa feita, promessa cumprida! Lula põe fim à política de paridade internacional na Petrobras e abrasileira preço dos combustíveis. Parabéns @LulaOficial!”, publicou Gleisi Hoffmann, presidente do Partido dos Trabalhadores (PT).

O anúncio da Petrobras aponta que os reajustes continuarão sendo feitos sem periodicidade definida, evitando o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Goiás (Sindiposto Goiás), Márcio Andrade, acredita que a nova política de preços da Petrobras ainda não ficou clara o suficiente para terem uma previsão. Ainda assim, a tendência é de que a gasolina fique mais barata.

“A expectativa, baseado nas promessas do governo, é que tenhamos redução nos preços da gasolina e diesel. Teremos que aguardar os próximos movimentos da Petrobras e mais esclarecimentos para efetivamente entendermos como funcionará a nova política de preços”, explica ao Diário do Estado (DE).

A nova política de preços da Petrobras tem como objetivo tornar os preços mais competitivos, por meio de uma maior flexibilidade do valor do petróleo. Ao longo das próximas semanas, o governo deve fornecer mais detalhes a respeito da mudança.